DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Disciplina: Negócios Internacionais Código: 60.1054 Carga Horária: 40h (Teórica: 40h) Créditos: 02
1 EMENTA O novo ambiente competitivo e sua relação com o comércio exterior. O papel do comércio no âmbito mundial. Política brasileira de comércio exterior: órgãos anuentes e intervenientes. Fontes de informações sobre comércio exterior. Diferenças culturais. Internacionalização da empresa. Estrutura de comércio exterior na empresa. O papel do Administrador no comércio exterior. Noções de câmbio. Aspectos atuais do comércio exterior. Tendências em Comércio Exterior. Sistemática de Exportação. Sistemática de Importação.
2 OBJETIVOS Proporcionar ao aluno a compreensão da complexidade das diversas áreas que compõem o comércio internacional, bem como desenvolver o espírito crítico do aluno para estabelecer estratégias adequadas de atuação nesta área. Fornecer subsídios sobre os agentes envolvidos e sua motivação frente ao comércio exterior. Entender as formas da internacionalização das empresas.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 - O novo ambiente competitivo UNIDADE DE ENSINO 02 - Órgãos e entidades intervenientes no comércio exterior brasileiro e no comércio internacional. UNIDADE DE ENSINO 03 - Sistemas de apoio e fontes de informação sobre comércio exterior UNIDADE DE ENSINO 04 - Sistemática de Exportação UNIDADE DE ENSINO 05 - Sistemática de Importação UNIDADE DE ENSINO 06 - Aspectos atuais, novidades e tendências dos negócios internacionais.
4 METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.
5 AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA SOUZA, José M. Fundamentos do Comércio Internacional. São Paulo: Saraiva, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. LUZ, Rodrigo. Relações Econômicas Internacionais e Comércio Internacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. CIGNACCO, Bruno Roque. Fundamentos do Comércio Exterior: para pequenas e médias empresas. São Paulo: Saraiva, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MAGNOLI, Demétrio. Comércio Exterior e Negociações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2006. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. CAPARROZ, Roberto. Comércio internacional e legislação aduaneira esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MAIA, Jayme de Mariz. Economia Internacional e Comércio Exterior. São Paulo: GEN, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. LUDOVICO, Nelson. Como preparar uma Empresa para o Comércio Exterior. São Paulo: Saraiva, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. SILVA, José Ultemar. Gestão das Relações Econômicas Internacionais e Comércio Exterior. São Paulo: Cengage Learning, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
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