Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA: Administração da Produção e Operações II

Código: 60.1053

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Comando do processo produtivo. Planejamento, programação e controle da produção, Manutenção. Controle de qualidade. Sistemas alternativos de produção.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver conceitos e metodologia para operacionalizar e avaliar o processo produtivo, buscando a sua racionalização com as modernas técnicas de planejamento e controle da produção. Apresentar para a transformação das estratégias empresariais em decisões e ações do âmbito da Administração da Produção, que conduzam à consecução dos objetivos propostos pela empresa.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - PCP e os Sistemas Produtivos

UNIDADE DE ENSINO 2 - Previsão da Demanda

UNIDADE DE ENSINO 3 - Planejamento Estratégico da Produção

UNIDADE DE ENSINO 4 - Planejamento-Mestre da Produção

UNIDADE DE ENSINO 5 - Programação da Produção 

UNIDADE DE ENSINO 6 -. Modelos de Controle de Estoques 

UNIDADE DE ENSINO 7 -. Seqüenciamento da Programação da Produção 

UNIDADE DE ENSINO 8 - Emissão, Liberação, Acompanhamento e Controle de Produção 

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES JUNIOR, José Antônio Valle. Sistemas de produção.  São Paulo: Bookman, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CORRÊA, Carlos Alberto; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de Produção e de Operações: Manufatura e Serviços - Uma Abordagem Estratégica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MOREIRA, D.A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DENNIS, Pascal. Um Guia para Entender o Sistema de Produção mais Poderoso do Mundo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 CORRÊA, H. L. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 JACOBS, F. Robert. Administração da produção e de operações. Porto Alegre: Bookman, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.