Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Gestão de Marketing

Código: 60-1052

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)  

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Conhecimento e a importância da estratégia mercadológica. Conceitos teóricos sobre os tipos, formas de planejamento de marketing. Composto de marketing e implementação e controle dos programas. Aspectos atuais do marketing e tendências na área.

 

2 OBJETIVOS

Identificar, selecionar e interpretar as variáveis mercadológicas que propiciam a interação da empresa com o ambiente, desenvolvendo condições de avaliar as situações de mercado e encontrar alternativas que orientem a tomada de decisão, procurando a solução dos problemas mercadológicos das organizações.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE 1 – Estratégia Mercadológica

UNIDADE 2 – Desenvolvendo a Estratégia de Marketing e o Mix de Marketing

UNIDADE 3 – Implementação e Controle

UNIDADE 4 – Pesquisa de Marketing

UNIDADE 5 Tópicos Atuais e Tendências em Marketing

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

  

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHURCHILL JR., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2012. (Físico). Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LAS CASAS, A. Luzzi. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2019. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LUDOVICO, Nelson; SANTINI, Fernando Roberto. Gestão de marketing - O plano de marketing como orientador das decisões - Série gestão empresarial. São Paulo: Saraiva, 2014. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
DIAS, S. Roberto.
Gestão de Marketing – 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e pequena empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas,2011. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ROCHA, Angela da; FERREIRA, Jorge Brantes; SILVA, Jorge Ferreira da. Administração de marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.  

ZENONE, Luiz Claudio; DIAS, Reinaldo. Marketing Sustentável: Valor Social, Econômico e Mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

 

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