Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Logística

Código: 60-150

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Evolução da Logística. Aquisição de recursos materiais. Gestão em compras. Identificação, codificação, classificação e catalogação de material. Administração de estoques. A logística e a cadeia de suprimento; Logística de Distribuição; Movimentação de materiais; Estratégia do transporte; Logística Reversa; Tendências em Logística.

2 OBJETIVOS

Analisar e discutir os fundamentos e objetivos da logística e Administração de materiais, promovendo uma visão que propicie capacitar a solução dos problemas inerentes à atividade empresarial.

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Fundamentos e histórico da logística

UNIDADE DE ENSINO 2 - Aquisição de materiais

UNIDADE DE ENSINO 3 - Gestão de estoques

UNIDADE DE ENSINO 4 - Logística Integrada

UNIDADE DE ENSINO 5 - Cadeia de Suprimentos

UNIDADE DE ENSINO 6 – Movimentação e Armazenagem

UNIDADE DE ENSINO 8 - Logística Reversa

UNIDADE DE ENSINO 9 - Logística de Distribuição

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICAS

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 3. ed. Revisada e Atualizada.  São Paulo: Saraiva, 2016. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Saraiva, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARES

DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 CASTIGLIONI, José Antônio de Mattos. Logística Operacional:  Guia Prático. 3. ed. São Paulo: Erica, 2013. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística Empresarial. 2. edição. São Paulo: Atlas, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.