Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Governança Corporativa

Código: 60-1044

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Conceitos de governança corporativa. A governança corporativa como um diferencial de gestão. As boas práticas de governança corporativa. Respeito aos minoritários e mais frágeis, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental como determinações e princípios. O novo mercado. Tag along aos acionistas. Tópicos atuais, novidades e tendências na área

 

2 OBJETIVO

Fazer o estudante entender que que existem vários tipos de corporações e como elas são comandadas, sendo que a governança corporativa é uma importante forma.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Conceitos de governança corporativa.

UNIDADE DE ENSINO 2 - A governança corporativa como um diferencial de gestão.

UNIDADE DE ENSINO 3 - As boas práticas de governança corporativa.

Respeito aos minoritários e mais frágeis, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental como determinações e princípios.

UNIDADE DE ENSINO 4 -O novo mercado. Tag along as acionistas.

Como uma companhia pode aderir ao método da governança corporativa Vantagens de aderir a governança corporativa.

UNIDADE DE ENSINO 5 - Tópicos atuais, novidades e tendências na área.

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança Corporativa na Prática: Integrando Acionistas, Conselho de Administração e Diretoria Executiva na Geração de Resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ROSSETTI, José Paschoal; ANDRADE, Adriana.   Governança   Corporativa:

Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências. São Paulo: Atlas, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Andre Luiz Carvalhal.  Governança corporativa e sucesso empresarial:

melhores práticas para aumentar o valor da firma. São Paulo: Saraiva, 2006. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROSSETTI, José Paschoal, Adriana Andrade. Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, André Luiz da, LEAL, Ricardo Câmara. Governança Corporativa: evidências empíricas no Brasil. São Paulo: Atlas, 2007. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, CARVALHAL D., André Luiz. Governança Corporativa e Sucesso Empresarial - Melhores Práticas Para Aumentar o Valor da Firma. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2014. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Edson da. Governança corporativa nas empresas: guia prático de orientação para acionistas, investidores, conselheiros de administração e fiscal, auditores, executivos, gestores, analistas de mercado e pesquisadores. 3. ed. São Paulo:  Atlas, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SOUZA, Gonzalez, R. Governança Corporativa. 1ª edição. Editora Trevisan, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.