Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Elaboração e Análise de Projetos

Código: 60.1034

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estruturação de projetos. Componentes da estruturação e apresentação. Estudo de mercados. Estudo de investimentos. Estudo da localização. Orçamento: receita e despesa, financiamentos. Análise de Viabilidade. Estudos iniciais de controle.

 

2 OBJETIVOS

Analisar e discutir os fundamentos na elaboração de projetos empresariais, tanto ao nível da estrutura, observação e análise, como também da apresentação.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 - Planejar versus projetar

UNIDADE DE ENSINO 02 - Tipos de projetos

UNIDADE DE ENSINO 03 - Etapas da elaboração de projeto de investimento

UNIDADE DE ENSINO 04 - Aspectos econômicos mercadológicos no projeto

UNIDADE DE ENSINO 05 - Aspectos econômico-financeiros no projeto

UNIDADE DE ENSINO 06 - Aspectos contábeis, receitas e custos de um projeto

UNIDADE DE ENSINO 07 - Aspectos técnicos de viabilidade e avaliação do retorno de um projeto

UNIDADE DE ENSINO 08 - Indicadores e análise do projetado versus o realizado

UNIDADE DE ENSINO 09 - Aspectos atuais, novidades e tendências na área de projetos

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CECCONELLO, Antônio Renato; AJZENTAL, Alberto. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2007. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 HASTINGS, David. Análise Financeira de Projetos de Investimento de Capital. São Paulo:  Saraiva, 2013. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 NETO, Jocildo Correira. Elaboração e Avaliação de Projetos de Investimento. São Paulo: GEN, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

BRITO, Paulo. Análise de Viabilidade de Projetos de Investimentos. 2. ed. São Paulo: GEN, 2006. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 CECCONELLO, Antonio Renato. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2007. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 FREZATTI, Fábio. Gestão da viabilidade econômico-financeira dos projetos de investimento. São Paulo: GEN, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 BARBIERI, José Carlos. Educação Ambiental: na formação do administrador. São Paulo: Cengage Learning, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas