Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA: Gestão de Custos

Código: 60.1025

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Apresentar a distinção entre a contabilidade de custos e a gestão de custos situando a função do gestor de custos. Apresentar os conceitos básicos inerentes as classificações e tipologias de custos: custos fixos ou variáveis, direto ou indireto, mão-de-obra, matéria-prima ou gastos gerais, custo padrão, meta ou real, custo perdido, custo logístico, custos da qualidade, custo total de propriedade, custo do ciclo de vida dos produtos. Apresentar a Gestão Estratégica de Custos e sua base conceitual: custos e a estratégia genérica de competição, custos e a cadeia de suprimentos, e, determinantes de custos. Apresentar os métodos de custeio gerenciais. Custeio ABC contrapondo ao custeio por Absorção. Custeio variável e as técnicas de análise custo/volume/lucro. Custeio direto e a análise diferencial (comprar ou fazer, internalizar ou terceirizar, aceitar pedidos especiais, substituir máquina, etc). Custeio na filosofia TOC – Teoria das restrições. Precificação: conceitos e técnicas de precificação (preço marck-up, licitação, estratégico).

 

2 OBJETIVOS

Instruir acerca das técnicas de controle de custos para análise e tomada de decisões gerencias e estratégicas que influenciam no desempenho operacional e financeiro/econômico da empresa.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE DE ENSINO 1 - Fundamentos Básicos

UNIDADE DE ENSINO 2 - As classificações dos estudos em custos

UNIDADE DE ENSINO 3 - Os problemas de custos

UNIDADE DE ENSINO 4 - Premissas

UNIDADE DE ENSINO 5 - Custeio por Absorção

UNIDADE DE ENSINO 6 - Lógica funciona

UNIDADE DE ENSINO 7 - A aceitabilidade pelo fisco

UNIDADE DE ENSINO 8 - Possível uso gerencial

UNIDADE DE ENSINO 9 - Custeio por Atividade (ABC)

UNIDADE DE ENSINO 10 - Lógica funcional

UNIDADE DE ENSINO 11 - ABC para gerenciar ou atender fisco

UNIDADE DE ENSINO 12 - Complexidade de implantação

UNIDADE DE ENSINO 13 - Custeio variável e análise custo-volume-lucro (CVL)

UNIDADE DE ENSINO 14 - Teoria das restrições - TOC

UNIDADE DE ENSINO 15 - Custeio direto e a análise diferencial

UNIDADE DE ENSINO 16 - Formação do preço de venda

UNIDADE DE ENSINO 17 - Outras Considerações

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 20h (01 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, P. C. Contabilidade gerencial. 14ªed. Porto Alegre: Bookman, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de custos. São Paulo: Cengage Learning, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação do preço de venda. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Contabilidade de custos. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

IUDÍCIOS, S.; MELLO, G. R. Análise de custos: uma abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LEONE, G. S. G.; LEONE, R. J. G. Curso de contabilidade de custos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SANTOS, J. J. Manual de Contabilidade e Análise de Custos. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.