Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis I

Código: 60-1018

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Preparação das demonstrações contábeis para análise e suas limitações. Coeficientes, índices e quocientes. Análise vertical e horizontal. Análise da estrutura de capital. Análise de liquidez e solvência. Análise de atividade ou rotação. Análise de rentabilidade e de produtividade. Análise da demonstração do fluxo de caixa, da demonstração de origens e aplicações de recursos e da demonstração das mutações do patrimônio líquido, como instrumento auxiliar da análise de balanços. Integração das técnicas de análise. Diagnósticos econômico-financeiros. Valor Econômico Agregado - EVA (Economic Value Added).

 

2 OBJETIVO

Preparar as demonstrações contábeis para análise aprofundada das demonstrações contábeis, envolvendo a análise vertical e horizontal, análise da estrutura de capital, análise de liquidez e solvência, análise de atividade ou rotação, análise de rentabilidade e de produtividade, análise da demonstração do fluxo de caixa, da demonstração de origens e aplicações de recursos e da demonstração das mutações do patrimônio líquido.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- A empresa e sua estrutura de informação
UNIDADE DE ENSINO 2 - Introdução à análise de balanços
UNIDADE DE ENSINO 3 -  Análise da Liquidez e solvência
UNIDADE DE ENSINO 4 - Análise da rotatividade
UNIDADE DE ENSINO 5 -  Análise da rentabilidade de produtividade e lucratividade
UNIDADE DE ENSINO 6 -  Análise do capital de giro
UNIDADE DE ENSINO 7 -  Alavancagem financeira
UNIDADE DE ENSINO 8 -  Análise das demais demonstrações contábeis estabelecidas pela legislação
UNIDADE DE ENSINO 9 - Gestão baseada no valor econômico agregado - EVA
UNIDADE DE ENSINO 10 -Decomposição do MVA (Market Valeu Added) análise do valor da empresa

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 20h (01 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BILBIOGRÁFIA BÁSICA

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

NETO, Alexandre Assaf. Estrutura e análise de balanços. 12. ed. São Paulo Atlas, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Alexandre Alcântara da. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 5. ed. São Paulo: Atlas 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BILBIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FARIA, Anderson de Oliveira; ARIEDE, Márcia Nascimento; YOSHITAKE, Mariano. Análise financeira das demonstrações contábeis na prática. São Paulo: Trevisan, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GONÇALVES, Glauber Rogério Barbieri, Sistema de informação. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

RIOS, Ricardo Pereira; MARION, José Carlos. Contabilidade avançada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

Notícias do Curso

Ver todas