Plano de Ensino

Administração

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: FUNDAMENTOS DO MARKETING

Código: 60-1009

Carga Horária Total: 80 h ( Teórica 80h)

Créditos: 04

 

1. EMENTA

Evolução do Marketing, conceitos centrais  de  marketing  e  sua abrangência. Mensuração da demanda de mercado. Sistemas de Marketing e gestão das informações de marketing e os estudos sobre o comportamento do consumidor.

 

2. OBJETIVOS

- Analisar e discutir os fundamentos e objetivos da administração mercadológica, bem como analisar o instrumental de trabalho do administrador mercadológico e sua adaptação à solução de problemas nas empresas, tornando as decisões mais eficientes para o alcance da efetividade da organização.

- Identificar, selecionar e interpretar as variáveis que propiciam a interação da empresa com o meio ambiente, desenvolvendo condições de avaliar as situações de mercado e encontrando alternativas que facilitem a tomada de decisão, procurando a solução dos problemas mercadológicos das organizações.

 

3.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

3.1 Princípios de marketing e construção de relacionamento

3.1.1 Marketing em um mundo em mutação: Criando valor e satisfação

3.1.2 Definição de marketing, necessidade, desejos e demandas; produtos; valor, satisfação e qualidade, troca, transações e relacionamentos;

3.1.3 A diferença do marketing e da publicidade e propaganda Filosofias de administração de marketing.

3.1.4 Mercados e o Marketing.

3.1.5 A conquista de mercados: Planejamento estratégico orientado para o mercado.

3.1.6 Planejamento Estratégico de Marketing; Planejando o portfolio de negócios;

3.1.7 Planejamento estratégico e pequenas empresas; o processo de marketing.

 

3.2 Análise das oportunidades de mercado: uma introdução geral

3.2.1 O ambiente de marketing: o microambiente da empresa e o macroambiente da empresa sendo estudado para ter diagnóstico do mercado e da empresa visando montagem de estratégias.

3.2.2  A FOFA no Marketing

3.2.3 Introdução ao Composto do Marketing e os 4P´s

3.2.4 Introdução ao método SAP: Segmento, Alvo, Posicionamento

3.2.5 Os componentes de um moderno Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) Sistema de registros internos, Sistema de inteligência de marketing, Sistema de pesquisa de marketing, Sistema de apoio a decisões de marketing, previsão e mensuração da demanda. Mercados de consumo e comportamento do consumidor

3.2.6 Um modelo de comportamento do consumidor; Fatores que influenciam o comportamento de compra; O processo de decisão de compra; Os estágios do processo de compra.

3.2.7 Mercados Diversos. Mercados organizacionais e comportamento do comprador organizacional Mercados internacionais; Comportamento do comprador internacional Mercados institucionais e governamentais: compras governamentais.

3.3 Princípios do Plano de marketing

3.3.1 Conteúdo do plano de Marketing

3.3.2 Princípios para a Elaboração do plano de marketing

3.3.3 Atualidades, novidades e tendências em marketing.

 

4. METODOLOGIA

Os conteúdos serão abordados em aulas expositivas dialogadas e práticas, envolvendo estudos de caso, questões sobre textos, resenhas escritas, debates a partir de problemáticas apresentadas. Também serão utilizados recursos tais como relatos de experiências, exibição de filmes, e outras atividades com a utilização de recursos multimídia. Referidas estratégias visam garantir a aprendizagem, buscando construir o conhecimento, a s s o c i a n d o a s d i m e n s õ e s técnicas, de interdisciplinaridade e diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores.

 

5.AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que  aprendeu  também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros. As avaliações serão medidas através pesos dados aos trabalhos, seminários, resenhas e demais formas de avaliação, bem com provas bimestrais.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COBRA, Marcos. Plano estratégico de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil Ltda. , 2007.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra, 2003.

DIAS, Sergio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

KOTLER, Philip; PINHEIRO, Roberto Meireles (Trad.). Introdução ao marketing. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados . 10. ed. São Paulo: Futura, 2001.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 1999.