Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

DISCIPLINA:

Matemática

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

10-156

CARGA HORÁRIA:

40 HORAS

Nº CRÉDITOS:

02


1 EMENTA
Razão. Proporção. Regras de Sociedade. Regra de Três (simples e composta). Porcentagem. Juros simples. Descontos simples.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar uma visão global da Matemática Comercial e Financeira, nos tópicos que se relacionam com as necessidades do curso. Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Razão e proporção
  2. Regra de três simples e compostas
  3. Porcentagem
  4. Juros simples

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 10h (1/2 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GOLDSTEIN, Larry J.; LAY, David C.; SCHNEIDER, David. Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade. 12.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 SILVA, Sebastião Medeiros da;. SILVA, Elio Medeiros da;. SILVA, Ermes Medeiros da. Matemática: para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. 5.ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar. São Paulo, Atual. Vol 4, 1993 PUCCINI, A. de L. Matemática financeira objetiva e aplicada. São Paulo: Saraiva, 2000.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HAZZAN, S.; POMPEU, J. N. Matemática financeira métodos quantitativos, São Paulo: Atual, 1993.

MATIAS, W. F.; GOMES, J. M. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1993. PARENTE, E. A. de M. Matemática comercial e financeira, São Paulo, FTD, 1996. SPIEGEL, M. R. Álgebra Superior. São Paulo: McGraw-Hill, 1971.

SPINELLI, W. S.,SOUZA, M. H. Matemática comercial e financeira. São Paulo, Saraiva, 1998.

 

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