Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: MÉTODOS ESTATÍSTICOS

Código:10-1039

Carga Horária: 80 (Teórica: 80)   

Nº de Créditos: 4

 

1. Ementa

Introdução à Estatística.  Medidas de Tendência Central e de variabilidade. Probabilidade. Distribuição normal de probabilidade. Testes de significância para média. Correlação e Regressão. Séries Temporais.

  

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Conhecer as noções básicas da organização, apresentação, interpretação e análise de dados estatísticos nas áreas de abrangência das Ciências Sociais.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

- Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico.

- Demonstrar capacidade de trabalho em equipe e de liderança.

- Aplicar os métodos estatísticos na leitura crítica de artigos técnico-científicos.

- Utilizar a Estatística Descritiva para resumir informações científicas pertinentes a um tema pesquisado.

- Utilizar princípios da Estatística Inferencial para comparar tratamentos estatísticos.

- Considerar que a Estatística deve pautar as conclusões de toda pesquisa quantitativa e em geral também das pesquisas qualitativas.

- Reconhecer a análise de séries temporais como um método capaz de explorar o comportamento passado e também prever o comportamento futuro de determinada área.

- Apresentar domínio básico sobre operações estatísticas em planilha eletrônica e software estatístico.

 

3. Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

3.1.1. Aplicações da estatística nas Ciências Sociais

3.1.2. Conceitos fundamentais (amostra, população e variáveis)

3.1.3. Organização e apresentação de dados (tabelas e gráficos)

 

UNIDADE DE ENSINO 2 – MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DE VARIABILIDADE

3.2.1 Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Comparação entre média e mediana

3.2.2 Medidas separatrizes: decis, percentis e quartis

3.2.3 Medidas de dispersão: amplitude, desvio médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 01 e 02. Tempo de desenvolvimento: 10h.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 – NOÇÕES DE PROBABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE

3.3.1Noções básicas de Probabilidade

3.3.2 Distribuição normal

 

UNIDADE DE ENSINO 4 –TESTES DE SIGNIFICÂNCIA

3.4.1 Testes paramétricos

3.4.2 Testes não-paramétricos

3.4.3 Análise da variância. Testes post hoc.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidades 05. Tempo de desenvolvimento: 6h.

 

UNIDADE DE ENSINO 5 –CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

3.5.1 Correlação Linear

3.5.2 Equação de regressão - Método dos mínimos quadrados

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidades 06. Tempo de desenvolvimento: 4h.

 

UNIDADE DE ENSINO 6 – SÉRIES TEMPORAIS

3.6.1 Noções básicas sobre Séries Temporais

 

4. Metodologia

As aulas serão desenvolvidas com enfoque teórico-expositivas e dialogadas, com a utilização de recursos multimídia bem como aulas práticas, com o auxílio de software (planilha eletrônica e software estatístico) com os alunos utilizando computadores próprios em sala de aula ou em laboratórios de informática e em suas residências. Além disso, estudos de casos com relevante enfoque estatístico deve ser analisado e discutido em grupo, via Google Meet ou outro aplicativo, independentes da aula, visando à integração dos conteúdos e realidades de empresas bem como um comportamento emancipatório do aluno em relação a sua aprendizagem e trabalho em grupo.

A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e resolução de problemas com estudos dirigidos, estudos de casos.

O diálogo entre o professor e o aluno deve pautar a condução das aulas permitindo o desenvolvimento da habilidade da comunicação.

Necessidades matemáticas fundamentais para o desenvolvimento da disciplina serão revisadas no decorrer do semestre, visando o melhor preparo dos alunos para o sucesso na disciplina em questão.

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades.

 

5. Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: uma prova escrita (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); trabalhos de análise de variáveis no campos das estatística descritiva e inferencial, todos em software estatístico ou planilha eletrônica, outras atividades práticas (como análise de artigos da área, e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). Os trabalhos serão desenvolvidos preferencialmente em grupos. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6. Bibliografia Básica

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística: atualização da tecnologia. 11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística aplicada. 4. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2012.

MCCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

 

7. Bibliografia Complementar

MORETTIN, L. G. Estatística básica: Volumes 1 e 2. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 2002. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MOORE, A. David S.; NOTZ, William I.; FLINGER, M. A Estatística Básica e sua Prática, 7. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FREUND, J. E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. Porto alegre: Grupo A, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MANN, P. S. Introdução à Estatística. 8. ed. Rio de Janeiro. Grupo GEN, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MOORE, A. David S.; NOTZ, William I.; FLINGER, M. A Estatística Básica e sua Prática, 7. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.