DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: EDUCAÇÃO INCLUSIVA I Código: 70-740 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1. EMENTA: Trajetória histórica do processo de Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares.
2. OBJETIVO: Possibilitar o conhecimento das políticas públicas que regem a Educação Inclusiva e dos diversos enfoques teórico-metodológicos concernentes à questão da inclusão e ao processo interativo da Pessoa com Deficiências, reconhecendo a educação inclusiva como fundamental ao desenvolvimento do ser humano
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Compreender a representação da deficiência e sua interferência na construção do paradigma da inclusão; - Compreender os documentos legais internacionais e nacionais como a legitimidade para a garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; - Reconhecer os elementos fundamentais para a construção de um espaço social de acessibilidade plena (acessibilidade atitudinal, arquitetônica/física, metodológica/pedagógica, programática, instrumental, transportes, comunicações e digital
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - Perspectiva histórica da educação inclusiva e da pessoa com deficiência. - Aspectos legais. - Caracterização da pessoa com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades. - Acessibilidade em amplo espectro - acessibilidade atitudinal, arquitetônica/física, metodológica/pedagógica, programática, instrumental, transportes, comunicações e digital. - Educação Inclusiva e formação docente.
5. METODOLOGIA: Objetiva contribuir com a formação competente e autônoma, confrontando teoria e prática. Envolverá atividades diversas tais como: - leituras; - análises de livros; - pesquisas; - discussões coletivas; - seminários; - elaboração e apresentação de trabalhos. Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema.
6. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita de forma contínua, permanente e reflexiva, visando os indicadores descritos no objetivo e à capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes e da diversidade cultural que compõem a formação docente. Para tanto os instrumentos avaliativos serão: - resenhas; - trabalhos individuais e em grupo; - provas; - seminários
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000. GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. SOARES, Maria Aparecida Leite; CARVALHO, Maria de Fátima. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez, 2012.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. SEESP - Secretaria de Educação Especial. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/ MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos (Org). Inclusão: compartilhando saberes . 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MONTON, Maria Tereza Egler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. 95p STAINBACK, Susan. Inclusão: Um guia para educadores. Artes Médicas, 1999. STOBÄUS, C. Educação Especial: em direção à educação inclusiva. POA:
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