Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Código: 70-739

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global.

 

2. OBJETIVOS:

Estudar o sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global, a fim de compreender o processo educacional em sua integralidade.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Discutir os paradigmas atuais da gestão educacional;

- Compreender o Projeto político-pedagógico como instrumento de organização da instituição de ensino;

- Analisar o Projeto político-pedagógico no contexto do planejamento de ensino: possibilidades emancipatórias;

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Gestão educacional: paradigmas atuais

- Projeto político-pedagógico enquanto instrumento de organização da instituição de ensino

- Projeto político-pedagógico no contexto do planejamento de ensino: possibilidades emancipatórias

- Avaliação no contexto do Projeto político-pedagógico: repensando ações

 

5. METODOLOGIA:

A metodologia que será utilizada terá como base a ação-reflexão-ação. Dentro da concepção do conhecimento que seja também ação, podemos conceber e planejar atividades cujos objetivos não se limitem à descrição ou à avaliação, pois não basta descrever e avaliar, é preciso produzir ideias que antecipem o real ou que delineiem um ideal, para tanto, o uso da investigação-ação é fundamental como metodologia.

 

6. AVALIAÇÃO:

Os procedimentos de avaliação caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, como: autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professores e alunos, debates, análise documental, apresentação de trabalhos, provas, seminários etc.

 

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional, para uma escola de qualidade. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2000.

GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos H. Carrilho. Planejamento na sala de aula. 4.ed. Porto Alegre: La Salle, 2000. 112p.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus .1998.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. 3.ed São Paulo, Cortez, 1995.

VEIGA, Ilma. Escola espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

 

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