Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

70-739- PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Departamento de Ciências Humanas

Carga Horária: 30h (Teórico: 30h)

Créditos: 02      

 

EMENTA

Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global.

 

OBJETIVO

Estudar o sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global, a fim de compreender o processo educacional em sua integralidade.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Gestão educacional: paradigmas atuais

Projeto político-pedagógico enquanto instrumento de organização da instituição de ensino

Projeto político-pedagógico no contexto do planejamento de ensino: possibilidades emancipatórias

Avaliação no contexto do Projeto político-pedagógico: repensando ações

 

METODOLOGIA

A metodologia que será utilizada terá como base a ação-reflexão-ação. Dentro da concepção do conhecimento que seja também ação, podemos conceber e planejar atividades cujos objetivos não se limitem a descrição ou a avaliação, pois não basta descrever e avaliar, e preciso produzir ideias que antecipem o real ou que delineiem um ideal, para tanto, o uso da investigação e fundamental como metodologia. Além da investigação, visitas às escolas, elaboração de relatórios, leituras e debates, seminários, dentre outros.

 

AVALIAÇÃO

Os procedimentos de avaliação caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, como: auto avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professores e alunos, entrevistas livres, debates, análise de depoimentos, observações, análise documental, provas, apresentações de trabalhos, dentre outros.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Câmpus de Erechim

FERREIRA, N.S.C. Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2000.

OLIVEIRA, D.A. Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Câmpus de Erechim

FERREIRA, N. S. C. Supervisão Educacional, para uma escola de qualidade. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2000.

SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória. 3.ed São Paulo, Cortez, 1995.

HORA, D. L. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus,1998.

VEIGA, I. Escola espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

GANDIN, D.; CRUZ, C. H. C. Planejamento na sala de aula. 4.ed. Porto Alegre: La Salle, 2000.

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