DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FILOSOFIA A Código: 70-738 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Introduzir o/a acadêmico/a ao estudo da filosofia, sua existência e essência, metodologia e conteúdo, através dos caminhos da reflexão crítica, ampla e profunda. Discute o que tem sido filosofia com atitudes e interpretação do mundo. Trata, ainda, da filosofia histórica e de nosso tempo, a partir da reflexão sobre questões que deem conta da contextualização do mundo contemporâneo (ética, política, justiça, solidariedade, educação, estética, relações de poder e questões pertinentes, tendo em vista a conjuntura histórica, a natureza do curso e as necessidades dos/as acadêmicos/as) bem como, introduz o estudo do movimento filosófico que sustenta as contradições do tempo presente.
2. OBJETIVO GERAL Oportunizar ao aluno uma reflexão mais profunda sobre os problemas que cercam o homem em todos os campos. Estimular e criar uma visão mais ampla e crítica do contexto no qual o aluno está inserido. Buscar alternativas criativas diante das dificuldades que se apresentam na vida e no campo do conhecimento e em sua área de atuação profissional.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreender o histórico e a importância da filosofia no contexto universitário, no cotidiano da atuação profissional à luz dos grandes temas da sociedade e do homem; - Analisar concepções de política a partir dos principais representantes Liberalismo, Positivismo, Marxismo, Existencialismo e Neoliberalismo e suas implicações; - Compreender as diferentes correntes epistemológicas, bem como as formas/níveis de conhecimento e os princípios fundamentais da ciência, ética e estética.
4. CONTEÚDO CURRICULARES Papel da filosofia nos cursos universitários; Caracterização da filosofia; Necessidade da reflexão filosófica; A Filosofia e os grandes temas da sociedade e do homem; Histórico Da Filosofia: Autores mais expressivos; Concepção de homem nestes autores; Filosofia Política: O que é política; Concepções de política e principais representantes: Liberalismo, Positivismo, Marxismo, Existencialismo, Neoliberalismo; Política, Estado e liberdade; A política nas sociedades contemporâneas. Epistemologia do Conhecimento: Racionalismo; Idealismo; Empirismo; Criticismo; Paradigmas emergentes. Formas de Conhecimento: Mítico; Teológico; Filosófico; Científico; Comum. Ciência, Ideologia, Ética e Estética: Definições e relações: Ciência, ideologia, ética e estética; Princípios fundamentais da ciência, ética e estética; Cultura, sociedade, linguagem e trabalho humano; Filosofia, Modernidade e Pós-Modernidade.
5. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas/expositivas, com recursos audiovisuais (vídeo, projetor,...), seminários, apresentação de trabalhos, discussões em grupos, fichamentos e produção textual.
6. AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida. As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de argumentação e profundidade e pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.
|
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTIN, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005; BUZZI, Arcangelo R. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012 CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2012;
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUI, Marilena. Filosofia. 2 ed. São Paulo, SP: Editora Ática, 2009. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 7. ed. São Paulo: Cortez. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010; SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008.
|