Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FILOSOFIA A

Código: 70-738

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Introduzir o/a acadêmico/a ao estudo da filosofia, sua existência e essência, metodologia e conteúdo, através dos caminhos da reflexão crítica, ampla e profunda. Discute o que tem sido filosofia com atitudes e interpretação do mundo. Trata, ainda, da filosofia histórica e de nosso tempo, a partir da reflexão sobre questões que deem conta da contextualização do mundo contemporâneo (ética, política, justiça, solidariedade, educação, estética, relações de poder e questões pertinentes, tendo em vista a conjuntura histórica, a natureza do curso e as necessidades dos/as acadêmicos/as) bem como, introduz o estudo do movimento filosófico que sustenta as contradições do tempo presente.

 

 

2. OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao aluno uma reflexão mais profunda sobre os problemas que cercam o homem em todos os campos. Estimular e criar uma visão mais ampla e crítica do contexto no qual o aluno está inserido. Buscar alternativas criativas diante das dificuldades que se apresentam na vida e no campo do conhecimento e em sua área de atuação profissional.

 

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o histórico e a importância da filosofia no contexto universitário, no cotidiano da atuação profissional à luz dos grandes temas da sociedade e do homem;

- Analisar concepções de política a partir dos principais representantes Liberalismo, Positivismo, Marxismo, Existencialismo e Neoliberalismo e suas implicações;

- Compreender as diferentes correntes epistemológicas, bem como as formas/níveis de conhecimento e os princípios fundamentais da ciência, ética e estética.

 

 

4. CONTEÚDO CURRICULARES

Papel da filosofia nos cursos universitários;

Caracterização da filosofia;

Necessidade da reflexão filosófica;

A Filosofia e os grandes temas da sociedade e do homem;

Histórico Da Filosofia:

Autores mais expressivos;

Concepção de homem nestes autores;

Filosofia Política: O que é política;

Concepções de política e principais representantes: Liberalismo, Positivismo, Marxismo, Existencialismo, Neoliberalismo;

Política, Estado e liberdade;

A política nas sociedades contemporâneas.

Epistemologia do Conhecimento: Racionalismo; Idealismo; Empirismo; Criticismo; Paradigmas emergentes.

Formas de Conhecimento: Mítico; Teológico; Filosófico; Científico; Comum.

Ciência, Ideologia, Ética e Estética:

Definições e relações: Ciência, ideologia, ética e estética;

Princípios fundamentais da ciência, ética e estética;

Cultura, sociedade, linguagem e trabalho humano;

Filosofia, Modernidade e Pós-Modernidade.

 

 

5. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas/expositivas, com recursos audiovisuais (vídeo, projetor,...), seminários, apresentação de trabalhos, discussões em grupos, fichamentos e produção textual.

 

 

6. AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida. As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de argumentação e profundidade e pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTIN, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005;

BUZZI, Arcangelo R. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2012;

 

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

CHAUI, Marilena. Filosofia. 2 ed. São Paulo, SP: Editora Ática, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 7. ed. São Paulo: Cortez.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010;

SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008.

 

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