DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Antropologia Código: 70-737 Carga Horária: 30h Número De Créditos: 02
1. EMENTA: Estuda o ser humano, focalizando as dimensões mais importantes de seu existir no mundo: linguagem, economia, política, arte, religião. As principais determinações da cultura brasileira, no contexto da civilização tecnológica e globalizada.
2. OBJETIVOS: Analisar a importância e a especificidade da Antropologia Filosófica e as suas possibilidades para o conhecimento do ser humano acerca de si mesmo.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: A Antropologia Filosófica e suas possibilidades - A inteligibilidade humana - Diversos modos de inteligibilidade - Antropologia Filosófica e inteligibilidade - Inteligibilidade e cultura
O humano antigo e medieval - A inteligibilidade mítico-religiosa - A inteligibilidade do ser - A relatividade do humano
O humano moderno - A inteligibilidade moderna - A nova posição do humano no universo - Relações humanas: a dominação - Antropologias científicas insuficientes
Concepções antropológicas da contemporaneidade - Idealismo alemão: concepção hegeliana - O humano entre os pós-hegelianos - O ser pluriversal do humano na Filosofia atual
Dimensões fundamentais do humano - O humano como ser de Cultura - Cultura afro-brasileira - Pluralismo étnico - O humano como ser de Linguagem - O humano como ser de Educação - O humano como ser ético - O humano como ser de relações
Antropologias libertadoras - Da dominação da razão: Nietzsche - Da dominação da força: Humanismo
4. METODOLOGIA: A disciplina desenvolver-se-á através de aulas expositivas, seminários, discussões e análises de vídeos e realização de trabalhos individuais e em grupo.
5. AVALIAÇÃO: O discente será avaliado através de provas, resenhas, participação, envolvimento nas aulas, compromisso com o conteúdo e produção do conhecimento e elaboração de seminários.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: RABUSKE, Edvino. Antropologia filosófica: um estudo sistemático. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. ROCHA, Gilmar; PEREIRA, Sandra de Fátima. Antropologia e Educação. São Paulo : Autentica, 2009. VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica. São Paulo: Loyola, 2009.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 6 ed. São Paulo: Basiliense, 1996. MONDIN, Batista. O homem, quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. 5 ed. São Paulo: Paulinas, 1983. LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac &Naify, 2008. LAPLANTINE, Francois. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007. NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
|