DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DISCIPLINA: CARTOGRAFIA AMBIENTAL A CÓDIGO: 70-734 Carga Horária: 45 h (30 h teóricas, 15 h práticas) Nº de créditos: 03 PRÉ-REQUISITOS: ---
EMENTA Cartografia e geotecnologias aplicadas ao levantamento de informações Ambientais e sua sistematização quanto a requisitos mínimos de apresentação aos órgãos oficiais de planejamento e gestão. Visa a trabalhar com dados de campo e manuseio de equipamentos e aplicativos que espacializem informações de cunho ambiental e socioeconômico e que sirvam de subsídio na elaboração de laudos e descrições de informações ambientais.
OBJETIVOS Proporcionar conhecimentos em geotecnologias como GPS, imagens de satélite, fotografias aéreas e coleta de informações para a geração de banco de dados ambientais, para a geração de produtos cartográficos em escala e localização na superfície terrestre.
CONTEÚDOS CURRICULARES Cartografia
Utilização do GPS para a coleta de coordenadas, pontos polígonos e linhas:
Utilização de imagens digitais em Cartografia Ambiental:
A utilização de banco de dados relacional em cartografia ambiental:
METODOLOGIA A metodologia contemplará atividades variadas, tais como: aulas expositivas, trabalhos em grupo, atividades de pesquisa, saídas a campo e laboratório de geoprocessamento, seminários, interpretação de dados e imagens.
AVALIAÇÃO A avaliação do processo será constante, realizada através de trabalhos e provas escritas, seminários, elaboração de dados.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA DUARTE, P.A. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2008. FITZ, P.R. Cartografia básica. 2. ed. Canoas, RS: Centro Universitário La Salle, 2012. SILVA, A.B. Sistemas de informações geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas: Unicamp, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARVALHO, M.S.; PINA, M.F. de; SANTOS, S.M. dos (Org.). Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia aplicados à saúde. Brasília: Organização Panamericana da Saúde, Ministério da Saúde, 2000. GASPAR, J.A. Cartas e projecções cartográficas. 2. ed. Lisboa (Portugal): Lidel, Sociedade de Geografia de Lisboa, 2000. SANTOS, R.F. dos. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. OLIVEIRA, C. de. Dicionário cartográfico. 4. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. SILVA, J.X. da; ZAIDAN, R.T. (Org.). Geoprocessamento e análise ambiental: aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2013.
|