Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: REDAÇÃO CIENTÍFICA (Eletiva)

Código: 20-321  

Carga horária: 45 horas

Nº de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Produção científica. Etapas da redação científica. Critérios de avaliação de publicações científicas. Fator de impacto. Fator H.

 

2 OBJETIVO

 

2.1 OBJETIVO GERAL

Instruir o aluno a pratica da redação cientifica, dando noções sobre técnicas de redação de resumos, artigos científicos, relatórios técnicos, monografias, dissertações e teses.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Produção científica: o que, como e por quê? Como escrever bem?
  • Autoria e co-autoria.
  • Redação científica: trabalhos acadêmicos.
  • Redigindo um relatório técnico.
  • Resumo e comunicações em eventos.
  • Componentes de um artigo científico.

 

4 METODOLOGIA

Aulas Teóricas. Seminários para leitura e discussão de artigos científicos. Exercícios de redação científica.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada no desempenho do acadêmico no desenvolvimento das atividades propostas, bem como pela participação nas atividades e realização dos trabalhos avaliativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO E LICENCIATURA

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

VOLPATO, G.L. Bases teóricas para redação científica: por que seu artigo foi negado? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007.

STORTI, A.T.; et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 2. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2006.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO

ALVARENGA, M.A.F.P; ROSA, M.V.F.P.C. Apontamentos de metodologia para a ciência e técnicas de redação científica: monografias, dissertações e teses. 2. ed.; rev. e ampl Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2001.

BARRAS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 3. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.

BASTOS, C.L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

LOUREIRO, A.B.S.; CAMPOS, S.H. Guia para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: monografias, relatórios e demais trabalhos acadêmicos . 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

VOLPATO, G.L. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

BARRAS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 3. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.

BASTOS, C.L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica . 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

LOUREIRO, A.B.S.; CAMPOS, S.H. Guia para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: monografias, relatórios e demais trabalhos acadêmicos . 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

VOLPATO, G.L. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

 

 

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