Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS I B

Código: 20-317

Carga horária: 30 horas

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

O conhecimento físico no ensino fundamental. Conteúdos conceituais, habilidades e atitudes. Estratégias metodológicas para o desenvolvimento de conteúdos de física: experimentos, modelos, vídeos, jogos e softwares educativos. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de Física.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Analisar a importância da física no ensino de ciências naturais

- Vivenciar situações de aprendizagem em física para estudantes do ensino fundamental

- Conhecer e analisar as diferentes alternativas para o desenvolvimento de conteúdos de Ciências Naturais, com ênfase em Física para o ensino fundamental.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Importância na integração de conteúdos de física e biologia no ensino fundamental

- Conceitos de física no ensino fundamental

- O papel da experimentação e dos modelos na aprendizagem de conhecimentos físicos Estratégias metodológicas para o ensino de conhecimentos físicos para alunos das séries finais do ensino fundamental: vídeos, jogos educativos, softwares livres disponíveis na rede, etc

- Oficinas pedagógicas envolvendo diversos conteúdos e estratégias para o ensino de conhecimentos físicos no ensino fundamental.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas a partir de leituras e seminários. Além disso, serão elaboradas e desenvolvidas oficinas pedagógicas, nas quais os acadêmicos terão a oportunidade de interagir com diferentes problemas e conteúdos das ciências naturais nos anos finais do Ensino Fundamental. Na disciplina serão construídos e avaliados materiais didáticos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada com base na participação dos alunos nas discussões e Oficinas pedagógicas envolvendo diversos conteúdos e estratégias para o ensino de conhecimentos físicos no ensino fundamental.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, A.M.P. et al. Ciências no Ensino Fundamental - o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2010.

CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2009.

NARDI, Roberto (Org.). Pesquisas em ensino de física. 3. ed. São Paulo: Escrituras, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GASPAR, A. Experiências de ciências: para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2005.

NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de (Org.). Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: a sala de aula em estudo. São Paulo: Escrituras, 2006.

PIETROCOLA, Maurício (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora . Florianópolis: UFSC, 2001. 

SHAR, L.; GRAFTON, A. Brincando de Einstein - atividades científicas e recreativas para sala de aula. São Paulo: Papirus, 1996.  

Artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/ojs/index.php/rbef

Artigos do Caderno Brasileiro do Ensino de Física. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica

Artigos da Revista Investigações em Ensino de Ciências. Disponível em http://www.if.ufrgs.br/ienci/

 

 

 

Notícias do Curso

Ver todas