Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR IV: BIOLOGIA

Código: 20-176

Carga horária: 120 horas

Nº de Créditos: 08

 

1 EMENTA

Docência em Biologia junto às escolas do ensino médio.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Conhecer o cotidiano escolar da escola campo

- Elaborar um planejamento para o ensino de Biologia sobre temas definidos pela escola -campo de estágio

- Aplicar o planejamento elaborado, utilizando métodos, técnicas e procedimentos de ensino que levem a resultados satisfatórios, acompanhando e avaliando a aprendizagem do aluno

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Estágio supervisionado: observação, co-participação e regência.

 

4 METODOLOGIA

O estágio irá abranger a realização das seguintes atividades:

a) Visita e Caracterização da escola campo do estágio: espaço físico, apoio didático pedagógico, funcionamento da escola, projeto pedagógico;

b) Observação da turma - alvo;

c) Co-participação nas aulas;

d) Definição do tema a ser tratado durante o estágio;

e) Levantamento bibliográfico e revisão sobre os temas de biologia tratados em aula;

f) Elaboração do planejamento;

g) Escolha e organização de material para o ensino do tema, que garanta a consecução dos objetivos / conceitos mais pertinentes para o nível escolar determinado;

h) Implementação da programação elaborado;

i) Elaboração do relatório do estágio;

j) Apresentação e avaliação do estágio desenvolvido

 

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios a participação ativa e permanente em todo trabalho realizado; assiduidade, interesse nas reuniões extraclasse nos horários para atendimento individual ou em grupo; clareza, objetividade, ordem, em todos os instrumentos; a coerência entre a proposta e o desenvolvimento; a criatividade e a pontualidade na entrega do relatório.

Será realizada com base nos instrumentos estabelecidos no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Média e Tecnologia: Brasília, 2002.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DELIZOICÓV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHASSOT, A. Alfabetização cientifica - questões e desafios para a educação. 4.ed.  Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

GIORDAN, A. VECHI, G. As origens do saber - das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

NARDI, Roberto (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas