DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR III: Ciências no Ensino Fundamental Código: 20-175 Carga horária: 105 Nº de Créditos: 07
1 EMENTA Docência em Ciências Naturais junto às escolas do Ensino Fundamental.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL - Conhecer o cotidiano escolar da escola campo. - Elaborar um planejamento para o ensino de Ciências Naturais sobre temas definidos pela escola campo de estágio. - Aplicar o projeto elaborado utilizando métodos, técnicas e procedimentos de ensino que levem a resultados satisfatórios, acompanhando e avaliando a aprendizagem do aluno.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES - Estágio supervisionado: observação, co-participação e regência.
4 METODOLOGIA O estágio irá abranger a realização das seguintes atividades: a) Visita e Caracterização da escola campo do estágio: espaço físico, apoio didático pedagógico, funcionamento da escola, projeto pedagógico; b) Observação da turma - alvo; c) Co-participação nas aulas; d) Definição do tema a ser tratado durante o estágio; e) Levantamento bibliográfico e revisão sobre os temas de biologia tratados em aula; f) Elaboração do planejamento; g) Escolha e organização de material para o ensino do tema, que garanta a consecução dos objetivos / conceitos mais pertinentes para o nível escolar determinado; h) Implementação da programação elaborado; i) Elaboração do relatório do estágio; j) Apresentação e avaliação do estágio desenvolvido.
5 AVALIAÇÃO Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios a participação ativa e permanente em todo trabalho realizado; assiduidade, interesse nas reuniões extraclasse nos horários para atendimento individual ou em grupo; clareza, objetividade, ordem, em todos os instrumentos; a coerência entre a proposta e o desenvolvimento; a criatividade e a pontualidade na entrega do relatório. Será realizada como base nos instrumentos estabelecidos no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009. GIORDAN, A. VECHI, G. As origens do saber - das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2005. NARDI, Roberto (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. SILVA, Cibelle Celestino (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
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