Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR III: Ciências no Ensino Fundamental

Código: 20-175

Carga horária: 105

Nº de Créditos: 07

 

1 EMENTA

Docência em Ciências Naturais junto às escolas do Ensino Fundamental.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Conhecer o cotidiano escolar da escola campo.

- Elaborar um planejamento para o ensino de Ciências Naturais sobre temas definidos pela escola campo de estágio.

- Aplicar o projeto elaborado utilizando métodos, técnicas e procedimentos de ensino que levem a resultados satisfatórios, acompanhando e avaliando a aprendizagem do aluno.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Estágio supervisionado: observação, co-participação e regência.

 

4 METODOLOGIA

O estágio irá abranger a realização das seguintes atividades: a) Visita e Caracterização da escola campo do estágio: espaço físico, apoio didático pedagógico, funcionamento da escola, projeto pedagógico; b) Observação da turma - alvo; c) Co-participação nas aulas; d) Definição do tema a ser tratado durante o estágio; e) Levantamento bibliográfico e revisão sobre os temas de biologia tratados em aula; f) Elaboração do planejamento; g) Escolha e organização de material para o ensino do tema, que garanta a consecução dos objetivos / conceitos mais pertinentes para o nível escolar determinado; h) Implementação da programação elaborado; i) Elaboração do relatório do estágio; j) Apresentação e avaliação do estágio desenvolvido.

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios a participação ativa e permanente em todo trabalho realizado; assiduidade, interesse nas reuniões extraclasse nos horários para atendimento individual ou em grupo; clareza, objetividade, ordem, em todos os instrumentos; a coerência entre a proposta e o desenvolvimento; a criatividade e a pontualidade na entrega do relatório.

Será realizada como base nos instrumentos estabelecidos no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 

GIORDAN, A. VECHI, G. As origens do saber - das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2005.

NARDI, Roberto (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

SILVA, Cibelle Celestino (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas