Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR I

Código: 20-173

Carga horária: 90 horas

Nº de Créditos: 06

 

1 EMENTA

Gestão e cotidiano escolar. Participação no planejamento. Elaboração de Instrumentos de observação do campo do Estágio, do processo ensino-aprendizagem e de diagnóstico pedagógico. Observação do cotidiano escolar. Monitoria nas aulas de Ciências Naturais e Biologia, nas escolas de ensino fundamental e médio.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Proporcionar o envolvimento do licenciado na dinâmica própria do espaço escolar por meio de monitorias nas escolas

- Planejar, executar e avaliar situações de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais e Biologia para o trabalho pedagógico no ensino fundamental e médio.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Estágio de monitoria: observação e co-participação

 

 

4 METODOLOGIA

Os principais procedimentos que serão adotados na disciplina são: leituras orientadas e seminários; planejamento, implementação e monitoria em aulas de Ciências Naturais e Biologia nas escolas de educação básica. Elaboração do relato da experiência pedagógica.

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios: o comprometimento nas atividades da disciplina (assiduidade nos encontros, leituras prévias dos textos e qualidade da participação nas discussões orais); a consistência teórica dos trabalhos escritos; a criatividade e a consistência teórico-metodológica na elaboração dos planejamentos e materiais didáticos.

Será realizada como base nos instrumentos estabelecidos no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas - licenciatura.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DELIZOICÓV, D.; ANGOTTI, J.A.;  PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.

SANTOS, L.H.S. Biologia dentro e fora da escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, A.M.P. ; GIL PÉRES, D. Formação de Professores de Ciências: tendência e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

CHASSOT, A. A ciências através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

COLL, C. et. al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2002.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas