DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR I Código: 20-173 Carga horária: 90 horas Nº de Créditos: 06
1 EMENTA Gestão e cotidiano escolar. Participação no planejamento. Elaboração de Instrumentos de observação do campo do Estágio, do processo ensino-aprendizagem e de diagnóstico pedagógico. Observação do cotidiano escolar. Monitoria nas aulas de Ciências Naturais e Biologia, nas escolas de ensino fundamental e médio.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL - Proporcionar o envolvimento do licenciado na dinâmica própria do espaço escolar por meio de monitorias nas escolas - Planejar, executar e avaliar situações de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais e Biologia para o trabalho pedagógico no ensino fundamental e médio.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES - Estágio de monitoria: observação e co-participação
4 METODOLOGIA Os principais procedimentos que serão adotados na disciplina são: leituras orientadas e seminários; planejamento, implementação e monitoria em aulas de Ciências Naturais e Biologia nas escolas de educação básica. Elaboração do relato da experiência pedagógica.
5 AVALIAÇÃO Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios: o comprometimento nas atividades da disciplina (assiduidade nos encontros, leituras prévias dos textos e qualidade da participação nas discussões orais); a consistência teórica dos trabalhos escritos; a criatividade e a consistência teórico-metodológica na elaboração dos planejamentos e materiais didáticos. Será realizada como base nos instrumentos estabelecidos no Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas - licenciatura.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DELIZOICÓV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004. SANTOS, L.H.S. Biologia dentro e fora da escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARVALHO, A.M.P. ; GIL PÉRES, D. Formação de Professores de Ciências: tendência e inovações. São Paulo: Cortez, 1993. CHASSOT, A. A ciências através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. COLL, C. et. al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998. NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2002.
|