Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: Laboratório de Ensino de Ciências Naturais IV

Código: 20-172

Carga horária: 30 horas

Nº de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1 EMENTA

Pesquisa e análise de bibliografias e materiais didáticos de ensino de zoologia, botânica e ecologia para o ensino fundamental e médio. Construção de materiais didáticos. Planejamento, vivência e avaliação de oficinas pedagógicas de Ciências Naturais para o ensino fundamental e médio.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Pesquisar, produzir e avaliar materiais didáticos e procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem de conteúdos de Zoologia, Botânica e Ecologia no ensino fundamental e médio.

- Vivenciar a prática docente em suas várias etapas do processo de ensino-aprendizagem, por meio da realização de oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental e médio, referentes aos temas de relevância social estudados na disciplina ou com ênfase e na Educação Ambiental e nos conteúdos de Zoologia, Botânica e Ecologia.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

- Pesquisas sobre ensino de Zoologia, Botânica, Ecologia

- Educação Ambiental: fundamentos teóricos e metodológicos.

- Produção de materiais didáticos para o ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia

- Diferentes tecnologias no ensino de Ciências: vídeo, jogos educativos, softwares, etc.

- Planejamento, implementação e avaliação de oficinas pedagógicas para alunos do ensino  fundamental e médio de Educação Ambiental e sobre temas de Zoologia, Botânica e Ecologia

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina terá caráter teórico-prático-reflexivo com respaldo nos conteúdos propostos. Durante as aulas, serão utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: seminários, painéis, leituras dirigidas, aulas com recursos de multimídia e estudos em grupos. Está prevista, para a disciplina, a construção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de ciências naturais, bem como o planejamento, realização e avaliação de oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental e médio.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios o comprometimento nas atividades da disciplina (assiduidade nos encontros, leituras prévias dos textos e qualidade da participação nas discussões orais), a consistência teórica dos trabalhos escritos, a criatividade e a consistência teórico-metodológica na elaboração dos trabalhos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

SANTOS, L.H.C. dos (Org.). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf

KINOSHITA, L. K. (Coord.). A botânica no ensino básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.

ARAÚJO, M. C. P. de (Org.). Animais no meio ambiente: integração-interação. 2. ed. Ijuí: UNIJUI, 1991.  

ZAKRZEVSKI, S. B.; BARCELOS, V. H. L. (Org.). Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações .Erechim: EdiFAPES, 2004.

 

 

Artigos de periódicos

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.- Disponível em: http://revistas.if.usp.br/rbpec

Investigações em Ensino de Ciências. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/

Ensaio Pesquisas em Educação em Ciências. Disponível em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/

Revista Enseñanza de las Ciencias. Disponível em http://ensciencias.uab.es/

 

 

Notícias do Curso

Ver todas