DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Laboratório de Ensino de Ciências Naturais IV Código: 20-172 Carga horária: 30 horas Nº de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1 EMENTA Pesquisa e análise de bibliografias e materiais didáticos de ensino de zoologia, botânica e ecologia para o ensino fundamental e médio. Construção de materiais didáticos. Planejamento, vivência e avaliação de oficinas pedagógicas de Ciências Naturais para o ensino fundamental e médio.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL - Pesquisar, produzir e avaliar materiais didáticos e procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem de conteúdos de Zoologia, Botânica e Ecologia no ensino fundamental e médio. - Vivenciar a prática docente em suas várias etapas do processo de ensino-aprendizagem, por meio da realização de oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental e médio, referentes aos temas de relevância social estudados na disciplina ou com ênfase e na Educação Ambiental e nos conteúdos de Zoologia, Botânica e Ecologia.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
- Pesquisas sobre ensino de Zoologia, Botânica, Ecologia - Educação Ambiental: fundamentos teóricos e metodológicos. - Produção de materiais didáticos para o ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia - Diferentes tecnologias no ensino de Ciências: vídeo, jogos educativos, softwares, etc. - Planejamento, implementação e avaliação de oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental e médio de Educação Ambiental e sobre temas de Zoologia, Botânica e Ecologia
4 METODOLOGIA A disciplina terá caráter teórico-prático-reflexivo com respaldo nos conteúdos propostos. Durante as aulas, serão utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: seminários, painéis, leituras dirigidas, aulas com recursos de multimídia e estudos em grupos. Está prevista, para a disciplina, a construção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de ciências naturais, bem como o planejamento, realização e avaliação de oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental e médio.
5 AVALIAÇÃO Avaliação processual e qualitativa, tendo como principais critérios o comprometimento nas atividades da disciplina (assiduidade nos encontros, leituras prévias dos textos e qualidade da participação nas discussões orais), a consistência teórica dos trabalhos escritos, a criatividade e a consistência teórico-metodológica na elaboração dos trabalhos.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. SANTOS, L.H.C. dos (Org.). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf KINOSHITA, L. K. (Coord.). A botânica no ensino básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RiMa, 2006. ARAÚJO, M. C. P. de (Org.). Animais no meio ambiente: integração-interação. 2. ed. Ijuí: UNIJUI, 1991. ZAKRZEVSKI, S. B.; BARCELOS, V. H. L. (Org.). Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações .Erechim: EdiFAPES, 2004.
Artigos de periódicos Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.- Disponível em: http://revistas.if.usp.br/rbpec Investigações em Ensino de Ciências. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/ Ensaio Pesquisas em Educação em Ciências. Disponível em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/ Revista Enseñanza de las Ciencias. Disponível em http://ensciencias.uab.es/
|