Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: Laboratório de Ensino de Ciências Naturais II

Código: 20-170

Carga horária: : 30 horas

Nº de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1 EMENTA

Pesquisa e análise de bibliografias e materiais didáticos para o ensino de biologia, com ênfase no estudo de citologia, histologia, anatomia, embriologia e genética para estudantes do ensino fundamental e médio. Elaboração de materiais didático-pedagógicos.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Pesquisar, planejar e construir materiais didáticos para o ensino de Ciências Naturais e Biologia relacionados com conteúdos básicos de Histologia, Anatomia, Embriologia e Genética.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

--Pesquisas sobre o ensino de biologia, com ênfase no estudo de histologia, anatomia, embriologia e genética: referenciais teóricos

- Atividades e materiais didáticos alternativos (modelos, jogos, experimentos, simulações, textos, histórias) para o ensino ciências naturais e biologia, para alunos da escola básica, relacionados com conteúdos básicos de histologia, anatomia, genética e embriologia humana

 

4 METODOLOGIA

Seminários e atividades de planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos alternativos (modelos, jogos, experimentos, simulações, textos, histórias) para o ensino Ciências Naturais e Biologia, para alunos da escola básica, relacionados com conteúdos básicos de Histologia, Anatomia e Embriologia e Genética

 

5 AVALIAÇÃO

Terá um caráter diagnóstico permanente e será realizada através da observação e acompanhamento do aluno durante as aulas. Os instrumentos utilizados no processo de avaliação serão o plano de trabalho e o relatório da execução da prática.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

CARVALHO, A. M.P. de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

GIORDAN, A. VECHI, G. As origens Do saber - das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

KRASILCHIK, M. Práticas de ensino de Biologia. 4 ed.  São Paulo: EDUSP, 2004.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CIÊNCIAS BIOLOGICAS – LICENCIATURA

BIZZO, N. Ciências fácil ou difícil. 2.ed. São Paulo: Ática, 2002.

NARDI, R., BASTOS, F., DINIZ, R.E.S. (Org.) (Org). Pesquisas em ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 2004. 

PETRONI, S. (org.). Dinâmica do Corpo humano: ensino de Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 1988.

STEFANI, A.; CARVALHO, C.P. Biologia Humana. 3.ed. Porto Alegre: Sagra, 1996.  

SANTOS, F.M.T. dos; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí:UNIJUÍ, 2006.

Artigos da Revista Genética na Escola - http://geneticanaescola.com.br/

Artigos da Revista Investigações em Ensino de Ciências - http://www.if.ufrgs.br/ienci/

Artigos da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - http://www.sbenbio.org.br/categoria/revistas/

 

 

Notícias do Curso

Ver todas