DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Laboratório de Ensino de Ciências Naturais II Código: 20-170 Carga horária: : 30 horas Nº de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1 EMENTA Pesquisa e análise de bibliografias e materiais didáticos para o ensino de biologia, com ênfase no estudo de citologia, histologia, anatomia, embriologia e genética para estudantes do ensino fundamental e médio. Elaboração de materiais didático-pedagógicos.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL - Pesquisar, planejar e construir materiais didáticos para o ensino de Ciências Naturais e Biologia relacionados com conteúdos básicos de Histologia, Anatomia, Embriologia e Genética.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES --Pesquisas sobre o ensino de biologia, com ênfase no estudo de histologia, anatomia, embriologia e genética: referenciais teóricos - Atividades e materiais didáticos alternativos (modelos, jogos, experimentos, simulações, textos, histórias) para o ensino ciências naturais e biologia, para alunos da escola básica, relacionados com conteúdos básicos de histologia, anatomia, genética e embriologia humana
4 METODOLOGIA Seminários e atividades de planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos alternativos (modelos, jogos, experimentos, simulações, textos, histórias) para o ensino Ciências Naturais e Biologia, para alunos da escola básica, relacionados com conteúdos básicos de Histologia, Anatomia e Embriologia e Genética
5 AVALIAÇÃO Terá um caráter diagnóstico permanente e será realizada através da observação e acompanhamento do aluno durante as aulas. Os instrumentos utilizados no processo de avaliação serão o plano de trabalho e o relatório da execução da prática.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA CARVALHO, A. M.P. de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009. GIORDAN, A. VECHI, G. As origens Do saber - das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. KRASILCHIK, M. Práticas de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CIÊNCIAS BIOLOGICAS – LICENCIATURA BIZZO, N. Ciências fácil ou difícil. 2.ed. São Paulo: Ática, 2002. NARDI, R., BASTOS, F., DINIZ, R.E.S. (Org.) (Org). Pesquisas em ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 2004. PETRONI, S. (org.). Dinâmica do Corpo humano: ensino de Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 1988. STEFANI, A.; CARVALHO, C.P. Biologia Humana. 3.ed. Porto Alegre: Sagra, 1996. SANTOS, F.M.T. dos; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí:UNIJUÍ, 2006. Artigos da Revista Genética na Escola - http://geneticanaescola.com.br/ Artigos da Revista Investigações em Ensino de Ciências - http://www.if.ufrgs.br/ienci/ Artigos da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - http://www.sbenbio.org.br/categoria/revistas/
|