Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA

Código: 20-120

Carga horária: 90 horas

Nº de Créditos: 06

 

1 EMENTA

Objetivos do Ensino de Ciências Naturais e Biologia. Histórico do ensino de Ciências Naturais e Biologia. Principais enfoques teóricos/metodológicos. As concepções dos aprendizes. Avaliação de livros didáticos e projetos curriculares. Conteúdos de Ciências Naturais e Biologia. Educação Ambiental, Educação para a Saúde, orientação sexual. princípios teóricos. Atividades no ensino de Ciências e Biologia. Planejamentos curriculares. Avaliação. Estágio.

 

Atualizada em Parecer 3743/2014

Retrospectiva histórica e novas perspectivas para o ensino de Ciências Naturais e Biologia. Enfoques teóricos e metodológicos e as competências básicas para a intervenção no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais e Biologia. Planejamento e pesquisa em educação em ciências.

 

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Contribuir na construção do conhecimento em Educação em Ciências Naturais e Biologia, através de diversas abordagens e marcos teóricos na área, colaborando na construção de saberes para o efetivo exercício docente na área específica e para a inserção da Educação em Ciências Naturais nos projetos de pesquisa de conclusão de curso
  • Conhecer os principais enfoques teórico-metodológicos empregados no ensino de ciências
  • Examinar a relevância epistemológica e social dos conteúdos de ciências que integram freqüentemente as programações curriculares das séries finais do ensino  fundamental
  • Planejar, implementar e avaliar propostas de ensino de Ciências Naturais

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

As Ciências Naturais e a Educação para a Cidadania na Educação Básica

- História do Ensino das Ciências Naturais e principais tendências;

- Importância da educação científica na sociedade atual;

 

Cultura científica de base: significados e vias de promoção (formal, não-formal e informal);

 

Componentes da formação em Ciências e Biologia: conceitos, processos, contextos, atitudes e valores;

 

A produção do conhecimento científico - superação de visões não adequadas da Ciência e da Tecnologia no ensino

 

Objetivos da educação em Ciências Naturais e Biologia

 

As pesquisas em Ensino de Ciências Naturais e Biologia

 

Organização do trabalho docente: planejamento e avaliação

- As Orientações Curriculares Nacionais e Propostas de Ensino de Ciências Naturais e Biologia

- Conteúdos de ciências naturais no ensino fundamental

- Estratégias metodológicas para o ensino de Ciências Naturais e Biologia: experimentação, simulação e construção de modelos; visitas guiadas; jogos; aula expositiva; atividades de comunicação

- Diferentes Tecnologias no Ensino de Ciências: vídeo, jogos educativos, softwares, etc.

- Planejamento de Ciências Naturais e Biologia: Plano de curso, Projetos de trabalho, Temas geradores, Planos de aulas

- Avaliação do processo educativo de Ciências naturais e Biologia

 

Ensaios pedagógicos: elaboração de novas propostas e análise de propostas já implementadas de ensino de Ciências Naturais e Biologia

 

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e dialogada, proporcionando oportunidade de interagir com diferentes propostas pedagógicas e diferentes problemas na análise de conteúdos de Ciências Naturais e Biologia. Durante as aulas, serão utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: leituras dirigidas, aulas com materiais, audiovisuais, estudos em grupos, análise e debates.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação processual e qualitativa tendo como principais critérios: o comprometimento nas atividades da disciplina (assiduidade, leituras prévias dos textos e qualidade da participação nas discussões orais); consistência teórica nas discussões, debates, avaliações escritas, pesquisa bibliográfica; criatividade na organização dos trabalhos propostos pela disciplina.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CACHAPUZ, A. (org.). A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GALIAZZI, Maria do Carmo (Org.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: UNIJUI, 2007. 

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NARDI, Roberto; NIGRO, Rogério Gonçalves (Org) (Org.). Didática de ciências: o ensino aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.

GIORDAN, Marcelo. Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2008.

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

SILVA, C.C. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

 

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