Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

DISCIPLINA: GEOLOGIA

Código: 14-154

Carga Horária: 60 h (teóricas: 45)  (práticas:15)   

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: -

 

1 EMENTA

Origem e evolução da matéria, do Universo e da Terra. O conceito holístico. Característica e composição da terra. Dinâmica externa da terra. Dinâmica interna da terra. Geologia histórica - fósseis. Geologia do Rio Grande do Sul e do Brasil.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimentos fundamentais das Ciências Geológicas dentro de um processo evolutivo, onde o planeta Terra é visto dinamicamente, principalmente no que se refere à crosta, como a grande responsável pela distribuição das atividades economicas e da biodiversidade atual.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar a origem e evolução do universo para a compreensão da formação do Sistema Solar e do Planeta Terra, bem como do posicionamento da Terra no espaço e seus diferentes movimentos;

- Identificar as diferentes eras geológicas bem como dos principais eventos geológicos de cada uma;  

- Analisar a estrutura geológica do planeta identificando a dinâmica interna e externa e suas principais conseqüências em relação a geomorfologia e relevo;

- Compreender a formação das diferentes formações rochosas e dos minerais e suas importâncias econômicas e ambientais para a sociedade.  

- Analisar a estrutura geológica do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul identificando as principais potencialidades econômicas e riscos ambientais relacionados a geologia e mau uso destes recursos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 Introdução; origem do Universo e do Sistema Solar; Big Bang.

3.2 Estrutura da Terra; formação da Atmosfera.

3.3 Datação radiométrica

3.4 Teoria da tectônica de placas; paleomagnetismo e consequências

3.5 Minerais e rochas; ciclo das rochas.

3.6 Rochas magmáticas; vulcanismo; tipos de rocha formadas por vulcanismo

3.7 Rochas metamórficas

3.8 Rochas sedimentares; estruturas sedimentares; condições tectônicas para a formação de bacias sedimentares

3.9 Conceitos de estratigrafia; Geologia do Brasil e do Rio Grande do Sul; as principais bacias sedimentares brasileiras

3.10 Intemperismo; ação geológica das águas, do gelo, dos ventos e dos organismos

3.11 Formação dos solos; problemas ambientais relacionados ao uso do solo

3.12 Minerais e minérios; problemas ambientais provocados pela mineração

 

4 METODOLOGIA

Exposição oral e/ou visual, com uso de recursos didáticos e consequente debate com questionamento correlacional. Narrativa de vivências com complementação explicativa, comprovação e levantamento de dúvidas, divagações e divergências. Descrições e apresentação de amostras regionais. Apresentação de seminários individuais ou em grupo e aula prática.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através de duas provas escritas e realização de trabalhos/relatórios avaliativos individuais e em grupo, conforme Regimento Geral da URI, regulamentado em seus artigos 55 a 59, que prevê as normas para avaliação de rendimento escolar.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GUERRA, Antonio José Teixeira; SILVA, Antonio Soares da; BOTELHO, Rosangela Garrido Machado (Org.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BIGARELLA, João José. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003.

HOLZ, Michael. Do mar ao deserto: a evolução do Rio Grande do Sul no tempo geológico. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

LEINZ, Viktor; AMARAL, Sérgio Estanislau. Geologia geral. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1973.

POPP, José Henrique. Geologia geral. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. xi, 309 p.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Deserto grande do sul: controvérsia. Porto Alegre: UFRGS, 1992.

 

 

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