Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Disciplina: FÍSICA PARA CIÊNCIAS

Código: 10-235

Carga Horária: 60 (Teórica: 20)   (Prática: 40)

Créditos: 4

Pré-Requisitos: -

 

1 EMENTA

Energia: conceito, formas de manifestação, conservação da energia; mecânica de fluidos: fluidostática e fluidodinâmica; física térmica: termometria, calorimetria, condução do calor; ondulatória e acústica; espectro eletromagnético; óptica: reflexão, refração, lentes, visão humana; Eletricidade fundamental: fenômenos elétricos, biopotenciais; Física das radiações nucleares: origens, tipos, meia-vida, efeitos das radiações em organismos vivos.  

 

2 OBJETIVOS

2.1  Objetivo Geral

proporcionar ao aluno a fundamentação teórica na Física direcionada às Ciências Biológicas, bem como a demonstração de suas leis de forma prática.

 

2.2 Objetivos Específicos

oportunizar aos alunos condições para que possam identificar e interpretar qualitativa e quantitativamente os fenômenos físicos relacionados às Ciências Biológicas; aplicar o conhecimento adquirido no entendimento de situações da vida diária e em situações de trabalho que venham a surgir.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 INTRODUÇÃO:

3.1.1 aspectos históricos; importância da Física nas Ciências Biológicas

 

3.2 SISTEMAS DE UNIDADES:

3.2.1 conversão de unidades, notação científica, erros de medidas

 

3.3 FLUIDOS:

3.3.1 pressão hidrostática; medidas de pressão; princípio de Pascal; alguns efeitos fisiológicos da variação da pressão dos fluidos; escoamentos de fluidos ideais; escoamento de fluidos reais; tensão superficial; capilaridade.

 

3.4 FÍSICA TÉRMICA:

3.4.1 temperatura e equilíbrio térmico, escalas termométricas, medição de temperatura, calor, calor sensível e latente, transferência de calor, leis da termodinâmica, energia alimentar e metabolismo humano.

 

3.5 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS:

3.51 ondas (tipos; superposição; onda harmônica simples; propagação de ondas em meios elásticos; transporte de energia por ondas);

3.5.2 o som (ondas sonoras; onda harmônica sonora; intensidade do som; sistemas vibrantes; ressonância; fonação; o ouvido humano e a audição);

3.5.3 o ultrassom (aplicações em ciências biomédicas; geração e detecção do ultrassom; propriedades das ondas ultrassônicas; formação de imagens; fisioterapia ultrassônica; efeitos biológicos do ultrassom).

 

3.6 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

 

3.7 ÓPTICA:

3.7.1 tipos de luz, meios ópticos, fenômenos ópticos; cores, reflexão, formação de imagens em espelhos planos, refração, dispersão luminosa, lentes esféricas, microscópio óptico.

3.7.2 Olho humano e visão, acuidade visual;

3.7.3 luz polarizada;

3.7.4 visão das cores;

3.7.5 defeitos de visão.

3.7.6 princípios físicos da espectroscopia e fotocolorimetria.

 

3.8 ELETRICIDADE:

3.8.1 corrente elétrica;

3.8.2 resistência elétrica, leis de Ohm;

3.8.3 potência;

3.8.4 diferença de potencial e força eletromotriz;

3.8.5 combinações de resistências;

3.8.6 instrumentos de medidas elétricas;

3.8.7 biopotenciais elétricos e monitoramento de sinais elétricos no corpo humano.

 

3.9 FÍSICA DA RADIAÇÃO:

3.9.1 teoria dos quanta; dualidade onda-partícula;

3.9.2 desintegração nuclear (conceito; leis da desintegração nuclear; atividade; meia-vida; vida média);

3.9.3 tipos de radiação; unidade de radiação; instrumentos de detecção e registro da radiação;

3.9.4 produção e atenuação de raios-X;

3.9.5 radiação em ciências biomédicas (efeitos agudos e efeitos crônicos da radiação;limites máximos permitidos; precauções e proteções; aplicações em análises clínicas, radiologia e radioterapia)

 

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas; aulas práticas; seminários; demonstrações; discussão de exercícios.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Provas teóricas. Relatório de aulas práticas.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HALLIDAY, D., RESNICK, R. Fundamentos de Física - Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

KELLER, F. J., GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J. Física. São Paulo: Makron Books, 2013.

OKUNO, E. et al. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVARENGA, B., MÁXIMO, A. Curso de Física. 3. ed., Vol. 1. São Paulo: Harbra, 1992.

HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 1996.

YOUNG, H. D., FREEDMAN, Roger A. Física I. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

TIPLER, P. A.,  MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

 

Notícias do Curso

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