Mestrado em Ecologia realiza pesquisas no Parque Estadual das Araucárias, Santa Catarina

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Mestrado em Ecologia realiza pesquisas no Parque Estadual das Araucárias, Santa Catarina | | URI Câmpus de Erechim

Mestrado em Ecologia realiza pesquisas no Parque Estadual das Araucárias, Santa Catarina

21/11/2021 - 651 exibições

   


O Curso de Mestrado em Ecologia da URI realizou, entre os dias 10 e 14 de novembro, a disciplina de “Ecologia de Campo”, que teve lugar na Unidade de Conservação do Parque Estadual das Araucárias, no município de São Domingos, Santa Catarina. A edição da disciplina deste ano, ministrada pelo professor Rodrigo Fornel, contou com seis acadêmicos do mestrado e dois docentes do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia da URI. Todos seguiram os protocolos e normas de segurança recomendados pelo Parque.





Ao longo dos cinco dias de atividades, que ocorreu no formato de imersão, foram desenvolvidos cinco projetos de pesquisa. Os trabalhos abordaram temas como diversidade de insetos, diversidade funcional, plasticidade fenotípica em plantas, diversidade de fungos e acúmulo de matéria orgânica em serrapilheira em diferentes áreas do Parque. Estes projetos passaram pelas etapas de coleta de amostras em campo, triagem, organização e análise estatística dos dados, interpretação dos resultados, escrita do relatório final em formato de artigo científico, até a apresentação do trabalho final na forma de seminários.





Segundo o Professor Rodrigo Fornel, “esta disciplina é de grande relevância na formação dos pós-graduandos, pois faz a ligação entre a teoria, vista em sala de aula, e a prática de coleta de dados no campo. Além disso, exercita a capacidade de realizar trabalhos em grupo e de resolver problemas de maneira rápida e objetiva, habilidades de grande valia para os futuros mestres em Ecologia”.





O Mestrado em Ecologia da URI está com inscrições abertas para processo seletivo até o dia 26 de novembro. Mais informações no site: www.uricer.edu.br/ecologia ou pelo e-mail: ecologia@uricer.edu.br.