Acadêmico de Administração fala da experiência em participar de missão comercial

Administração

Página do Curso

Acadêmico de Administração fala da experiência em participar de missão comercial | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmico de Administração fala da experiência em participar de missão comercial

19/10/2021 - 453 exibições

   


O acadêmico Leonardo Cavaletti, do Curso de Administração da URI, retornou de uma missão comercial aos Emirados Árabes. Ele fez parte de uma comitiva organizada pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), órgão ligado ao governo federal.



A sua experiência foi relatada aos demais acadêmicos, quando destacou a importância da iniciativa. E usou de um provérbio árabe para ilustrar o fato: “Adversidades são traduzidas em grandes oportunidades”. “Esse provérbio resume muito bem a visita que fizemos aos Emirados Árabes. Apesar de estarmos num país com uma cultura extremamente diferente da nossa, tivemos boas oportunidades de comercializar nossos produtos”, frisou Leonardo, destacando a riqueza e a estrutura daquela nação.



A viagem para Dubai teve origem na ambição de vender para aquele país e a Apex-Brasil proporciona essas oportunidades, promovendo produtos e serviços brasileiros no exterior com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. “A iniciativa nos proporcionou realizar algumas reuniões com potenciais clientes, sendo todos da cidade de Dubai. Foi realmente uma experiência desafiadora, pois lidar com o povo árabe é difícil, são pessoas extremamente educadas e de negócio, mas você precisa conseguir ganhar a confiança deles, pois não fazem negócios a distância e tudo precisa ser olho no olho”, lembrou.



Informou, ainda, que a Agência proporcionou sete reuniões com diferentes empresas, todas do segmento de móveis para escritório ou empresas de ''Turn Key'', que constroem desde o prédio até o mobiliário interno. “Três delas nos chamaram mais atenção, pois têm um modelo de trabalho similar ao nosso. A partir disso, estamos em contato direto com eles, já trabalhando em algumas negociações. No entanto, é como um relacionamento, você precisa ir cuidando e acompanhando para ter bons resultados no futuro”, destacou Leonardo.



Disse, ainda, que a experiência de estar em Dubai, uma cidade construída em um deserto, é incrível, apesar da temperatura chegar a 45 graus e à noite, até 38 graus. “Tudo é extremamente organizado, com edifícios que chamam a atenção e ilhas artificiais enormes (Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira). Conta, ainda, com o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, com 830 metros. O governo dos Emirados Árabes é uma Monarquia Absoluta, onde o Sheik, chamado de ''Rei', exerce um papel político, governando o país, diferente da Inglaterra que tem sua Rainha mais passiva, cerimonial e que cumpre meras funções de representação”, analisou.



Em resumo, informou que a viagem trouxe ótimas experiências “e esperamos que em breve possamos ter uma parceria firmada naquele país para podermos comercializar os produtos da Cavaletti e levar nossa marca e o nome da cidade de Erechim para o mundo. Estamos trabalhando arduamente para que isso aconteça”, frisou.



Por fim, falou sobre a importância de estar cursando Administração na URI: “Cursar Administração é algo que todas as pessoas deveriam fazer, antes de qualquer outro curso, pois ele ensina a analisar fatos e informações, se comportar perante os outros, ter o entendimento de qualquer negócio, seja ele médico, advogado ou até mesmo engenheiro. A faculdade de Administração está me proporcionando não só um diploma ou formação acadêmica, e sim, um novo conceito em como me comportar e entender os negócios como um todo”, concluiu.