Arquitetura e Urbanismo implanta Escritório Modelo em container

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Arquitetura e Urbanismo implanta Escritório Modelo em container | | URI Câmpus de Erechim

Arquitetura e Urbanismo implanta Escritório Modelo em container

23/09/2021 - 543 exibições

   


O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim tem trabalhado na implementação de um Escritório Modelo (EMAU) que atenda a comunidade, oportunizando a vivência teórico-prática aos acadêmicos, através de projetos de cunho social.



Os alunos e a comunidade em geral têm participado desse processo de implementação desde o início, afinal, entendeu-se que essa proposta merecia um local diferenciado e de fácil acesso, que representasse as transformações e a persistência na busca pelos objetivos.



Assim, primeiro foi adquirido um container, que foi instalado no Câmpus II. Posteriormente, foi proposto um concurso que motivou a elaboração do projeto arquitetônico para o Escritório Modelo, utilizando como base o container e seu contexto, envolvendo uma situação real de projeto dentro da Instituição de ensino.



Foram 14 equipes inscritas e orientadas pelos professores do curso, uma banca externa de avaliação e 3 trabalhos premiados, sendo o primeiro lugar do grupo composto pelas acadêmicas: Adriana Paula Daniel, Gabrielly May, Letícia Regina Banhara, Paula Gisele Gomes Rassia e Roberta Gazzola Ferrarese.



Desde então, o projeto vencedor tem sido executado, com o auxílio da Instituição, professores, funcionários, acadêmicos e inúmeros apoiadores. Dentre as empresas patrocinadoras, destaca-se a Traçado Construções e Serviços, que forneceu as lajes alveolares que foram utilizadas como fundação para o container; a Parmeggiani Soluções em Aços, que forneceu a estrutura metálica da cobertura; a Campos Casa do Vidro, que forneceu as esquadrias de alumínio e também os vidros Guardian Glass (laminado refletivo fumê); e a Cavaletti S/A, que irá fornecer a mobília da proposta.



Ainda neste ano será proposto um projeto de extensão onde os acadêmicos poderão vivenciar a execução de todo o revestimento interno do container (isopor, chapas OSB e chapas cimentícias), o que viabilizará a concretização de mais uma etapa do projeto, que irá envolver o layout interno e a mobília.



Assim como o ensino e a pesquisa, esse projeto de extensão, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, fundamentado na prática do processo projetual, é fundamental para a formação profissional, pois é um instrumento de interação do meio acadêmico com a sociedade, tendo como princípio básico contribuir para o desenvolvimento desta, através da aplicação do conhecimento gerado e adquirido na universidade.