Começa cronograma de palestras sobre o Enade

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Começa cronograma de palestras sobre o Enade | | URI Câmpus de Erechim

Começa cronograma de palestras sobre o Enade

26/08/2021 - 883 exibições

   


A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da URI Erechim, deu início ao cronograma de encontros de estudo em preparação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A primeira palestra contou com a participação do Professor e Psicólogo Felipe Biasus, coordenador do Curso de Psicologia, que falou sobre o “Controle da Ansiedade, Otimização do Tempo e Motivação para a Prova”.



A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Direção Acadêmica e Coordenadores de Cursos, aconteceu nos dia 24, à noite, no câmpus I, e no dia 25, também à noite, no câmpus II da Universidade.



Felipe destacou o papel de co-responsabilidade que os acadêmicos possuem no momento em que estarão representando seus cursos no ENADE. Destacou, ainda, que os conteúdos da avaliação foram estudados pelos acadêmicos uma vez que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais, nas quais os cursos orientam-se a fim de propor seus projetos pedagógicos, portanto, é fundamental que os estudantes possam fazer a leitura das questões da prova, procurando dar o seu melhor.



Neste sentido, sugeriu que os alunos procurem concentrar maior atenção nas questões em que apresentam maior facilidade, deixando aquelas que gerarem mais dúvidas para o final. Tal procedimento auxilia na manutenção da confiança e no controle de emoções negativas que possam ser geradas no momento em que o estudante sente-se confrontado com a questão e passa a pensar num padrão negativo associado à incapacidade.



O professor Felipe destacou, igualmente, a importância de estar descansado no dia da prova, a fim de que fatores externos não tornem a avaliação difícil, uma vez que as avaliações do ENADE tendem a ser extensas e exigem um bom nível de concentração, atenção e interpretação.



Desta forma, os encontros com os diferentes cursos tiveram como intenção destacar o quanto a instituição acredita na capacidade de seus acadêmicos e também no corpo docente deles, que procuram, diuturnamente, oferecer o melhor e experiências que diferenciam a formação dos alunos da URI Erechim.



Neste ano, os Cursos que prestarão o ENADE, na URI Erechim, serão Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado; Ciência da Computação; Educação Física Licenciatura e Bacharelado; e Pedagogia.