Acadêmicos recebem orientações sobre o exame do ENADE

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Acadêmicos recebem orientações sobre o exame do ENADE | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos recebem orientações sobre o exame do ENADE

13/08/2021 - 1018 exibições

   


O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um dos principais momentos da vida acadêmica. Isso porque ele avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.



Neste ano, os Cursos que prestarão o ENADE, na URI Erechim, serão Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado; Ciência da Computação; Educação Física Licenciatura e Bacharelado; e Pedagogia.



Por isso, na terça-feira, 10, no Câmpus II, e na quarta-feira, 11, no Câmpus I, no turno da noite, a Professora Simone Fátima Zanoello, representante docente da CPA (Comissão Própria de Avaliação), a Funcionária Sandra Milbrath Vieira, representante dos Funcionários Técnico-Administrativos desta Comissão, juntamente com o Diretor Acadêmico, professor Adilson Luís Stankiewicz, e os coordenadores dos Cursos, conversaram com os acadêmicos sobre a prova do ENADE quando foram apresentadas a lei que institui a prova, sua estrutura, seus objetivos e a importância que ela tem para os acadêmicos. Além disso, foi informado sobre o cronograma de palestras que serão realizadas ao longo do semestre, as quais terão como objetivo retomar os conceitos da parte de formação geral do Exame.



Aplicado desde 2004, o ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos, formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos indicadores de Qualidade da Educação Superior.