Formandos de Enfermagem encerram estágio supervisionado no Hospital Santa Terezinha

Enfermagem

Página do Curso

Formandos de Enfermagem encerram estágio supervisionado no Hospital Santa Terezinha | | URI Câmpus de Erechim

Formandos de Enfermagem encerram estágio supervisionado no Hospital Santa Terezinha

09/07/2021 - 755 exibições

   


Com a presença do Diretor Administrativo da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Ângela Maria Brustolin, os formandos da turma 2017 encerraram suas atividades de estágio na Fundação Hospitalar Santa Terezinha. O trabalho fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado IE, coordenado pelas Professoras Neiva Prestes, Luana Ferrão e Eliana Buss.



Para marcar a conclusão desta etapa de formação, foi realizado um evento de integração entre ensino e serviço, ocorrido no dia 2 deste mês. O encontro, que tem sido realizado anualmente, contou também com a presença das enfermeiras responsáveis por cada campo de estágio, enfermeiras gestoras das áreas e juntamente com a Supervisora dos Serviços de Enfermagem, Maria Rogalski Mustefaga, e o então Diretor da Instituição Hospitalar Rafael Ayub, que atualmente desempenha essa função no Hospital de Canela, na serra gaúcha.



O Estágio Supervisionado tem o objetivo de qualificar o cuidado de enfermagem por meio de vivências reais que contemplam o processo de gestão e gerenciamento no serviço de média e alta complexidade, no ambiente hospitalar. Durante quatro meses os discentes desenvolveram atividades que trouxeram a qualificação do processo de ensino aprendizagem bem como o aprimoramento do cuidado na instituição hospitalar.



Por isso, o encontro entre as equipes envolvidas objetivou a interlocução com o ambiente de estágio no qual os acadêmicos explanaram as atividades desenvolvidas em suas diversas unidades de atendimento. Também foi um momento de agradecimento pela contribuição e acolhimento do serviço e equipe para com os discentes e docentes.



Para as professoras supervisoras do estágio, através dessa atividade de integração, as enfermeiras e o gestor da Instituição obtiveram o retorno e o reconhecimento quantos a sua importância no processo de formação dos discentes. Além disso, reforçam o vínculo entre a universidade e a instituição hospitalar.



As professoras salientam que a disciplina, com carga horária de 420 horas, é primordial para a formação dos acadêmicos, pois propicia espaço onde eles têm a oportunidade de aprimorar, aperfeiçoar e solidificar os conteúdos aprendidos no transcorrer da graduação, por meio da associação teórico-prático e raciocínio clínico.



Durante o Estágio Supervisionado os acadêmicos realizaram atividades de planejamento, gestão, supervisão e execução das rotinas e procedimentos exclusivos do enfermeiro, visando a promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.



A integração entre o ensino e o serviço favorece e qualifica a troca de saberes entre discente, docente, profissionais do serviço e usuário, ampliando e contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a qualidade e humanização na saúde e que atenda as reais necessidades da população.



Nesse contexto, a formação universitária nas Ciências da Saúde realizou-se na prática em unidades de atendimento em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), e ancora-se nas prerrogativas das Diretrizes Curriculares para a formação dos profissionais da enfermagem, que contempla a formação do enfermeiro generalista, crítico e reflexivo.