Arquitetura e Urbanismo realiza parceria com ONG SOS ANIMAIS ERECHIM e Presídio Estadual

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Arquitetura e Urbanismo realiza parceria com ONG SOS ANIMAIS ERECHIM e Presídio Estadual | | URI Câmpus de Erechim

Arquitetura e Urbanismo realiza parceria com ONG SOS ANIMAIS ERECHIM e Presídio Estadual

26/06/2021 - 864 exibições

   


Acadêmicos do terceiro semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim estão desenvolvendo o projeto Abrigo Amigo, em parceria com a ONG SOS ANIMAIS ERECHIM e Presídio Estadual de Erechim. O trabalho faz parte da disciplina de Projeto Integrador III, ministrada pela professora Jessica Michel. O objetivo da proposta é projetar e construir casinhas para cachorros e gatos resgatados pela ONG.



Todos os meses a ONG resgata, em média, de 30 a 50 animais de rua no município que vão para casas de voluntários de forma temporária já que a ONG não possui sede própria. Porém, nesses espaços, os animais precisam de casinhas para que fiquem melhor acomodados e protegidos do frio. As casinhas também são destinadas para cães comunitários de todos os bairros do município, onde os moradores alimentam e cuidam dos animais de rua. Algumas casinhas também são doadas para famílias carentes que querem dar melhores condições para seus animais.



Os estudantes desenvolveram projetos para animais de diferentes portes, iniciando com casinhas mais simples e de fácil execução, até casinhas mais elaboradas, que após alcançar a demanda da ONG serão comercializadas. As casinhas terão preço simbólico, a fim de arrecadar fundos para as despesas mensais da ONG, como compra de rações, medicamentos, vacinas e custeio de cirurgias.



A execução das casinhas será realizada pelos apenados do regime fechado do Presídio Estadual de Erechim, que em contrapartida recebem a remissão da pena. Para cada três dias trabalhados, um é descontado da pena. Os detentos constroem as casas com materiais alternativos que geralmente seriam descartados por não serem úteis para outros tipos de construção, como madeiras de demolição provenientes de forros velhos ou outras estruturas, como palets, partes de telhas, entre outros.



Além dos projetos, os acadêmicos gravaram vídeos explicando como fazer a leitura da representação técnica de plantas baixas, cortes e fachadas para que os detentos pudessem construir as casinhas conforme os projetos. Os vídeos contribuem também para agregar conhecimento técnico aos detentos e aprimorar os conhecimentos dos acadêmicos.



O projeto ainda está em andamento e necessita de constantes doações. Os interessados em colaborar podem fazer doação de materiais como madeiras, tintas, pregos, parafusos, telhas, entre outros. As doações podem ser entregues diretamente no Presídio. Se preferirem, podem entrar em contato com os organizadores através das redes sociais do Curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Instagram: @arquitetura.e.urbanismo.uri ou da ONG SOS ANIMAIS ERECHIM pelo Facebook: www.facebook.com/SOS-Animais-Erechim-1354798761209297, ou Instagram: @sosanimaiserechim. A ONG também recebe doações em dinheiro através do PIX: CNPJ 10656488000163. Qualquer doação é muito bem-vinda.