Alunos de Nutrição tem encontro com Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Alunos de Nutrição tem encontro com Arquitetura e Urbanismo | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Nutrição tem encontro com Arquitetura e Urbanismo

10/06/2021 - 516 exibições

   


Os profissionais nutricionistas também participam do planejamento e supervisão na hora da implantação ou adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios utilizados na área de gestão em unidades de alimentação e nutrição. Atendendo a esse objetivo, acadêmicos do 5º semestre do Curso de Nutrição da URI Erechim (Turma 2019), tiveram um encontro, mesmo de forma virtual, com a professora Natalia Nakadomari Bula, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.

A iniciativa fez parte da disciplina de Planejamento e Organização em Serviços de Nutrição I, ministrada pela professora Cilda Piccoli. A ação interdisciplinar, realizada pelo terceiro ano consecutivo, com uma profissional que atua na concepção de espaços dessa natureza, proporciona uma oportunidade de troca de informações fundamental na formação acadêmica.

Neste ano, além da exposição dos conceitos e exemplos pela Professora Natalia, aconteceu também a participação de uma turma do curso de Arquitetura e Urbanismo e das Professoras Roberta Grendene e Vanessa Tibola da Rocha, agregando conhecimento a partir de suas experiências.

Os profissionais nutricionistas possuem como atividade complementar na área de Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), segundo a Resolução nº 600/2018, do Conselho Nacional de Nutrição (CNF), participar desse processo.



Segundo a Professora Natalia, a acessibilidade e o desenho universal são temas essenciais dentro de qualquer área. Na arquitetura e urbanismo, o tema se limita aos aspectos espaciais e informacionais, tentando eliminar barreiras para promover a inclusão. Mas a verdadeira inclusão depende também das atitudes das pessoas que utilizam os espaços e, por isso, é tão importante uma educação que desperte o olhar do estudante para a diversidade humana.