URI Erechim

Área de Graduação

Professores de Petrópolis, no Rio de Janeiro, conhecem o Programa de Educação Olímpica | | URI Câmpus de Erechim

Professores de Petrópolis, no Rio de Janeiro, conhecem o Programa de Educação Olímpica

09/06/2021 - 327 exibições

   


O Professor da URI Erechim, José Luis “Nino” Dalla Costa, apresentou na terça-feira, 8, o Programa de Educação Olímpica institucionalizado pela URI aos professores do município de Petrópolis, Rio de Janeiro, dentro da formação de professores do Projeto Petrópolis Olímpica.



O governo municipal daquela cidade lançou em março deste ano, o projeto “Petrópolis Olímpica – Uma educação de valores”, promovido pela Secretaria de Educação, nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal.



O projeto prevê formações com as equipes das unidades escolares com o objetivo de proporcionar para gestores, professores, educadores e alunos uma grande diversidade de experiências, incorporando o esporte e a educação olímpica em suas rotinas de aprendizagem. O projeto, que tem o apoio do Comitê Olímpico Internacional, com a disponibilização de conteúdo para as formações que serão realizadas com os profissionais da educação, vai estimular para que as unidades escolares insiram nos seus currículos de forma oficial a educação olímpica.



Conforme o Professor Luiz Carlos Michelotti Pinheiro, Chefe de Núcleo de Avaliação e Planejamento Pedagógico da Educação Infantil da Secretaria de Educação, “o professor poderá criar métodos e projetos diferenciados dentro da sua área de atuação utilizando a Educação Olímpica como referência e, para isso, a Secretaria de Educação vai proporcionar bases norteadoras por meio de apostilas online e livros de atividades”.



Para o Professor Nino, “estamos compartilhando nossas experiências de Educação Olímpica. Com certeza nosso projeto e o Petrópolis Olímpica são projetos que agregam valor na relação Escola X Sociedade. Precisamos, cada vez mais, todos nós, professores e sociedade, buscar capacitação e desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes. Faz-se necessário uma mudança mental, visando crescimento pessoal e profissional”, frisou.



A acadêmica Larissa Tressi, do Curso de Educação Física e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos, também relatou suas atividades.