A importância da nutricionista na solicitação de Produtos de Nutrição Enteral

Nutrição

Página do Curso

A importância da nutricionista na solicitação de Produtos de Nutrição Enteral | | URI Câmpus de Erechim

A importância da nutricionista na solicitação de Produtos de Nutrição Enteral

09/06/2021 - 664 exibições

   


O Curso de Nutrição da URI promoveu um encontro, de forma remota, com a nutricionista da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Naiara Nava Rigo. O objetivo foi esclarecer aos alunos do sétimo semestre a importância do papel do nutricionista na Terapia de Nutrição Enteral, uma atividade que fez parte do planejamento da disciplina de Terapia de Nutrição Enteral, ministrada pela profª Gabriela Pegoraro Zemolin.



No âmbito da Terapia de Nutrição Enteral, uma das atribuições do profissional nutricionista, inserido nas Unidades Básicas de Saúde ou Instituições hospitalares, é a orientação nutricional a pacientes com prescrições de suplementos nutricionais orais e em uso de sondas para alimentação. Quando houver a indicação da utilização destes produtos para a continuidade do tratamento nutricional em nível domiciliar, o médico e o nutricionista deverão preencher um Laudo de Fórmula Nutricional (LFN) e encaminhar a solicitação à Coordenadoria Regional de Saúde para que o paciente possa receber os produtos e manter seus cuidados nutricionais em casa.



Neste sentido, a nutricionista Naiara Rigo explicou os trâmites necessários para solicitação destes produtos à Secretaria Estadual de Saúde. Na Coordenadoria, Naiara avalia os laudos e defere os pedidos que estejam de acordo com a resolução vigente. Por isso, ela ressalta a importância do Nutricionista preencher corretamente este documento, pois isso agiliza o processo, fazendo com que o paciente possa receber mais rapidamente os seus produtos e manter o tratamento nutricional em casa.