Ciências Biológicas realiza Práticas de Ecologia de Campo | URI Câmpus de Erechim
 

Ciências Biológicas realiza Práticas de Ecologia de Campo

18/05/2021 - 259 exibições

   

As atividades práticas sempre são momentos muito esperados pelos acadêmicos durante um curso de graduação. No último final de semana, seguindo todos os protocolos de distanciamento e cuidados devido ao COVID-19, alunos do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI Erechim (turma 2018) realizaram as atividades práticas da disciplina de Ecologia de Campo, ministrada pelos professores Tanise Sausen e Vanderlei Decian, com colaboração da pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Elivane Capellesso. O trabalho foi desenvolvido nas áreas experimentais do Câmpus II da Universidade.



A disciplina é realizada utilizando metodologias ativas e envolve na etapa inicial a discussão de problemas ecológicos, redação e apresentação dos projetos de estudo. Nas atividades práticas, realizadas no final de semana, os alunos realizaram experimentos de campo com a instalação de parcelas e coleta de dados de vegetação para estimativa da biomassa, armadilhas para captura de insetos, fauna edáfica e fatores abióticos (como temperatura e umidade relativa). As áreas de estudo foram fragmentos de vegetação em estágio inicial e avançado de sucessão e áreas agrícolas.



As próximas etapas compreendem a apresentação dos trabalhos e redação de artigos científicos para apresentação em eventos regionais e submissão para publicação. Esta é uma das disciplinas que, ao longo do histórico do curso de Bacharelado, apresenta uma grande integração entre todas as áreas ambientais, permitindo que os alunos apliquem uma série de conhecimentos desenvolvidos no decorrer de sua formação acadêmica.


Notícias do Curso

Ver todas