MuRAU da URI se integra à 19ª Semana Nacional de Museus | URI Câmpus de Erechim - Ciências Biológicas - Licenciatura
 

MuRAU da URI se integra à 19ª Semana Nacional de Museus

14/05/2021 - 277 exibições

   

Começa na segunda-feira, 17, de forma remota, a programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que terá sequência na quinta-feira, 20. Em razão disso, em Erechim, o Museu de Ciências da URI (MuRAU), realiza, nesses dois dias, o Webinário “Museus de Ciências: Desafios Futuros.



Será um espaço plural que propiciará vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências permeadas pelas instituições museais. Uma oportunidade de contribuir para despertar e validar o interesse na área museal, realizar uma integração entre os museus, além de apontar e fortalecer a visibilidade do valor cultural e científico dos museus mesmo em uma época de isolamento social.



O evento acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, que ocorre no dia 18 de maio. Neste período, museus e outras instituições culturais brasileiras, são convidados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, a desenvolverem uma programação especial.



A edição deste ano apresentará diversas atividades em museus de todo o país, com o objetivo de chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). A meta é recuperar e reimaginar, propondo uma reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só será possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.



A primeira palestra promovida pelo MuRAU, na segunda-feira, às 9h30min, será sobre a importância dos Museus de Ciências, com a professora Martha Marandino, Diretora do Centro de Preservação Cultural da Universidade São Paulo, e que terá como mediadora a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, professora Neusa Maria John Scheid.



Conforme a pró-reitora, “a educação científica básica faz parte da cultura, é essencial para o bem viver, para a vivência da cidadania democrática e para o desenvolvimento econômico de uma sociedade. Essa cultura científica não se adquire apenas no ambiente escolar formal, mas ocorre em diversos espaços, tais como os museus. Dentre esses, os museus de ciências são ambientes educativos não-formais reconhecidos como organizações importantes para a consolidação da cidadania científica”, disse.



Na quinta-feira, às 14h15min, será desenvolvida uma mesa-redonda sobre “Museus - produtores e divulgadores de conhecimento científico”. O evento terá como convidados a professora Simone Flores Monteiro, Coordenadora de Projetos Museológicos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS; e Felipe Alves Elias, da Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.



As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site uricer.edu.br/site/informação_eventos.


Notícias do Curso

Ver todas