Curso de Nutrição inicia projeto de acompanhamento nutricional à população | URI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

Curso de Nutrição inicia projeto de acompanhamento nutricional à população

27/04/2021 - 330 exibições

   

Curso de Nutrição da URI está começando a desenvolver o projeto de Ação Social de Acompanhamento Nutricional deste ano, realizado junto ao Ambulatório de Especialidades em Nutrição, localizado no URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais).



Segundo a coordenadora do Curso e do projeto, professora Vivian P. S. Zanardo, “o Ambulatório de Especialidades em Nutrição tem como objetivo realizar o acompanhamento nutricional tendo como foco a prevenção, manutenção e promoção da saúde e qualidade de vida e será realizado por acadêmicos supervisionados pelos professores nutricionistas”.



O projeto é desenvolvido em parceria com o Curso de Farmácia onde os pacientes realizam exames laboratoriais gratuitos que auxiliam no diagnóstico nutricional e no seu acompanhamento, visando o atendimento nutricional clínico em benefício da comunidade carente.



Somente em 2020, 145 pacientes foram atendidos no Ambulatório de Especialidades em Nutrição, sendo realizadas 82 primeiras consultas e mais 197 reconsultas. Nesse período, a faixa etária dos pacientes atendidos variou de 6 a 70 anos, atendendo diversas patologias como HAS, Dislipidemia, DM, entre outras.



A coordenadora do Curso destaca que o desenvolvimento humano está diretamente relacionado com o adequado estado nutricional. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que, para obter saúde, são necessárias mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e redução do tabagismo. A alimentação e a nutrição são aspectos da existência integral que merecem cuidados especiais e individualizados, segundo a professora Vivian. “A boa nutrição é base para uma saúde adequada e diferentes fases fisiológicas do desenvolvimento, como infância, adolescência, gestação e terceira idade, e também a fase adulta, requerem atenção nutricional para permitir o adequado desenvolvimento e manutenção das necessidades corporais e consequentemente adequado estado nutricional. Hábitos alimentares saudáveis, incentivados na infância, permitirão a diminuição de incidência de patologias próprias da idade, como desnutrição e anemias, e doenças crônicas em todas as idades”, conclui.



O atendimento nutricional será gratuito, das 8h às 11h30min, e pode ser agendado pelo telefone 3520-9000, ramal 9308. Ele é destinado à comunidade acadêmica, familiares e comunidade em geral.


Notícias do Curso

Ver todas