URI assina acordo de cooperação com universidade internacional

Medicina

Página do Curso

URI assina acordo de cooperação com universidade internacional | | URI Câmpus de Erechim

URI assina acordo de cooperação com universidade internacional

07/04/2021 - 1333 exibições

   


A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) assinou um acordo de cooperação com a Universidad Maria Auxiliadora (UMAX), do Paraguai. O encontrou que oficializou a parceria foi realizado por videoconferência, nesta terça-feira (6).



O intercâmbio é voltado para estudantes, pesquisadores e docentes das duas universidades, com o objetivo de qualificá-los acadêmica e profissionalmente.



“São grandes possibilidades de construir parcerias coletivamente. Espero que em breve possamos comemorar os frutos das primeiras atividades, como trocas em semanas acadêmicas, seminários, pesquisas em rede. Hoje são inúmeras as possibilidades, como a de estarmos conversando pela modalidade on-line”, destacou o Reitor da URI, Arnaldo Nogaro.



O acordo prevê a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas universidades por meio da promoção, execução e divulgação de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades afins. Além da organização e realização de seminários, encontros, reuniões, painéis e outros eventos.



“Quero agradecer a URI, universidade do país vizinho, o que nos enche de satisfação e honra. É um desafio que estamos assumindo, com muita esperança, firmeza, projeção de melhora, de qualidade contínua no âmbito universitário na nossa área do Mercosul, onde podemos explorar ao máximo as qualidades de cada universidade. Além de poder trocar as melhores técnicas e normas educativas hoje vigentes no mundo”, comemorou o Reitor da UMAX, Hernando Javier Quiñónez Sarabia.

Atualmente a URI conta com mais de 30 cursos de graduação em diversas áreas, além de seis mestrados e três doutorados.



Já a UMAX oferta, na graduação, os cursos de medicina e enfermagem e na pós-graduação, o mestrado em educação.



O acordo tem validade de cinco anos, a partir da data da assinatura e pode ser renovado mediante consentimento mútuo, por escrito, seis meses antes do seu término.



Além do Reitor Arnaldo Nogaro, participaram do encontro como representantes da URI, o Pró-Reitor de Administração Nestor Henrique de Cesaro, a Pró-Reitora de Ensino Edite Maria Sudbrack e a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-GraduaçãoNeusa Maria John Scheid. Além da coordenadora do Núcleo de Internacionalização da URI, Elci Fávero, e da Coordenação do curso de medicina e Direções Acadêmicas dos câmpus de Erechim e Santo Ângelo.



Por parte da UMAX, foram convidados o Reitor Hernando Javier Quiñónez Sarabia, a Vice-Reitora, Gloria Martínez Pasmor, a Presidente do Conselho Superior Universitário, Elvira Peralta, o responsável pelas Relações Internacionais, Arsenio Amaral, além de direções e coordenações institucionais.