Professor de Arquitetura e Urbanismo conclui mestrado

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Professor de Arquitetura e Urbanismo conclui mestrado | | URI Câmpus de Erechim

Professor de Arquitetura e Urbanismo conclui mestrado

06/04/2021 - 672 exibições

   


As condições de conforto térmico dos espaços públicos abertos destinados ao lazer foram as diretrizes da pesquisa desenvolvida pelo professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, Darllan Fabiani da Silva Santos, para a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), da Universidade de Passo Fundo (UPF).



Por videoconferência, em função do distanciamento social, a defesa da dissertação de mestrado foi realizada na quarta-feira, 31 de março, sendo que a banca foi composta pelos professores Eduardo Grala da Cunha (Universidade Federal de Pelotas - UFPEL), Rosa Maria Locatelli Kalil e Francisco Dalla Rosa (Universidade de Passo Fundo - UPF).



A dissertação sobre a "adequação dos espaços públicos abertos com enfoque no conforto térmico em cidade de clima subtropical", sob a orientação dos professores Luciana Londero Brandli e Marcos Antônio Leite Frandoloso, aborda as condições de conforto térmico de três espaços públicos destinados ao lazer, na cidade de Erechim, através da análise dos aspectos físicos, funcionais e de uso, aspectos perceptivos, aferição dos índices de conforto térmico e determinação dos níveis de adequação.



O professor afirma que "o planejamento estratégico das cidades é uma ferramenta imprescindível para o enfrentamento dos desafios de ordem social, econômica e ambiental. Os espaços públicos devem estimular o convívio, a socialização, isto é, fomentar a sua apropriação, com base no direito ao uso por todos."