Zootecnista realiza palestra para Medicina Veterinária sobre produção de tilápias

Agronomia

Página do Curso

Zootecnista realiza palestra para Medicina Veterinária sobre produção de tilápias | | URI Câmpus de Erechim

Zootecnista realiza palestra para Medicina Veterinária sobre produção de tilápias

29/03/2021 - 685 exibições

   


A Zootecnista Edirlene Andréa Arnhold, Assistente Técnica em Piscicultura da SUPRA, realizou uma palestra online para os alunos da turma 2018 do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim. A palestra, que fez parte da disciplina de Aquicultura, ministrada pelo professor Amito José Teixeira, abordou os diferenciais da produção de tilápias, uma espécie de fácil reprodução e obtenção de alevinos com possibilidade de manipulação hormonal e também porque a espécie aproveita alimentos naturais dos viveiros.



Conforme Edirlene, que é mestre em Produção e Nutrição Animal, a tilápia apresenta conversão alimentar entre 1 a 1,5; bom crescimento em cultivo intensivo; grande rusticidade, suportando bem o manuseio intenso e os baixos níveis de oxigênio dissolvido na água e, sobretudo, apresenta grande resistência às doenças; além de carne branca, de textura firme, sem espinhos, de sabor pouco acentuado e de ótima aceitação.



Para produzir tilápia é necessário ter qualidade de água, boa genética, nutrição e manejo, disse ela. Frisou que há uma variação diária do oxigênio dissolvido em águas com diferentes quantidades de fitoplâncton e considerou que a temperatura ótima da água para criação varia entre 24 e 28º C. Entre as tecnologias fundamentais para o sucesso na criação, Edirlene citou a importância dos aeradores que mantêm um nível adequado de O2 na água e equilibra a temperatura, aumentando, assim, a produtividade por m² de lâmina d’água.



A zootecnista, com sua experiência, abordou a importância de uma nutrição de qualidade. “Deve ser aquela que atende a exigência nutricional do animal; formulada com ingredientes de alta digestibilidade; baixo impacto ambiental; e que proporcione ótima velocidade de crescimento e maior ganho de peso; ótima conversão alimentar, melhor custo x benefício; proporcione produção de animais mais saudáveis e resistentes e ótimo rendimento de filé no abate”. Por fim, apresentou uma tabela com os itens que compõem o custo de produção de tilápias.



A piscicultura é uma atividade rentável que produz proteína de excelente qualidade, saudável e que apresenta excelentes oportunidades de atuação profissional para médicos veterinários.