Enfermagem realiza reunião com Secretários da Educação da AMAU sobre a Lei Lucas

Enfermagem

Página do Curso

Enfermagem realiza reunião com Secretários da Educação da AMAU sobre a Lei Lucas | | URI Câmpus de Erechim

Enfermagem realiza reunião com Secretários da Educação da AMAU sobre a Lei Lucas

30/03/2021 - 972 exibições

   


A URI Erechim, através do Setor de Pós-Graduação e Extensão e do Curso de Enfermagem, está preparando um curso para professores e funcionários das escolas de educação infantil e ensino fundamental dos municípios de abrangência da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai).



O projeto abordará noções básicas de primeiros socorros, a fim de cumprir a Lei Nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros a professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.



A primeira reunião foi realizada na sexta-feira, 26, de forma online e reuniu Secretários de Educação de 27 municípios da AMAU. A iniciativa foi conduzida pelo professor Gilberto Pereira e Deise Balbinot, do Setor de Pós-Graduação e Extensão, juntamente com as professoras Ângela Maria Brustolin, Coordenadora do Curso de Enfermagem, e Cibele Sandri Manfredini.



O grupo de trabalho avalia que as ações entre a Universidade e a comunidade escolar são extremamente importantes, assim como as da educação com a saúde que visam o fortalecimento dos cuidados, proteção e segurança nas escolas.



As Professoras Ângela e Cibele entendem que a Enfermagem, na sua essência, tem papel preponderante nas ações de extensão e entre elas está a promoção e educação em saúde no ambiente escolar. Acredita-se que as orientações a serem realizadas sobre primeiros socorros aos professores e funcionários possam permitir um ambiente ainda mais seguro, com identificação de riscos e intervenções em situações de acidentes.