Alegria e emoção na cerimônia de entrega de jalecos do Curso de Medicina

Medicina

Página do Curso

Alegria e emoção na cerimônia de entrega de jalecos do Curso de Medicina | | URI Câmpus de Erechim

Alegria e emoção na cerimônia de entrega de jalecos do Curso de Medicina

18/04/2023 - 455 exibições

   


Momentos de emoção marcaram a cerimônia de entrega de jalecos do Curso de Medicina da URI, realizada na segunda-feira, 17, às 19h, no Salão de Atos.



Muitos familiares, mesmo tendo que se deslocar de outras cidades do estado e até de Santa Catarina, fizeram questão de estar presentes neste momento que marca a entrada de seus filhos na área da saúde e na vida acadêmica. O cerimonial, por isso, foi revestido de muita expectativa e alegria, compartilhado também por professores do Curso e os demais presentes.



O Coordenador do Curso, Professor Sergio Bigolin, disse que a preocupação da Universidade, nesse instante, “é acolher os alunos que estão ingressando na Faculdade de Medicina da melhor forma e garantir a eles que aqui terão uma formação completa, pois nós reconhecemos o esforço desses estudantes para entrarem na nossa Universidade”.



O ato de entrega dos jalecos tem um valor simbólico de rito de passagem na jornada em direção a uma carreira de cuidados em saúde. Além de proteger os trabalhadores da área em relação aos riscos biológicos, também representa o cuidado à saúde humana. Os alunos, ao receberem o jaleco, são investidos na condição de estudantes de medicina e de se comprometem a cumprir as suas obrigações com responsabilidade e respeito.



Os estudantes que estão ingressando na Universidade receberam um porta-jalecos oferecido pelo CAMED (Centro Acadêmico da Medicina) e os crachás de identificação, a serem utilizados durante as atividades práticas. Receberam, também, um segundo jaleco, oferecido pela Uniprime Sul, em parceria com a Unimed Erechim.



Todo material foi entregue aos novos alunos pelo Coordenador do Curso, Sergio Bigolin; o presidente da CAMED, João Pedro Rosa, e o aluno Gabriel Baggio, também da CAMED; o presidente da Uniprime Sul, Antônio Gabriel Teixeira; e o Vice-Presidente da Unimed Erechim, Paulo Cesar Rodrigues Martins. Familiares dos alunos também participaram do ato da entrega do material.



A formação por competências é um dos pilares formativos do Curso de Medicina da URI. Conhecimento, habilidades e atitudes norteiam nossa formação médica, entremeados pela sensibilidade, tão necessária nas relações pessoais. A arte desperta os sentidos e os sentimentos e a consideramos essencial para a humanização nas relações.



Por este motivo, os convidados foram recepcionados por um belíssimo recital, proporcionado pelo Professor Murilo Andreolla, professor da classe de violinos da Escola de Educação Básica da URI, acompanhado do pequeno Domênico Zanella Fillipini, de 8 anos de idade.



Instrumentos musicais históricos também compuseram o ambiente receptivo, como um violino centenário, de origem alemã, que pertenceu a Rainoldo Ântoni, que veio da Alemanha para o Brasil no final do século 18, e uma cítara alemã do mesmo período.



No mesmo local, foi realizada uma exposição de telas da Série Mulheres, da artista plástica Maria Paula Giacomini, que tem participado de diversas coletivas de arte pelo Brasil e exterior. Belas orquídeas, da coleção particular do Professor Claodomiro Martinazzo, também fizeram parte do cenário.



A empresa Top Formaturas, gentilmente, acompanhou o cerimonial fotografando cada momento.