Alunos apresentam trabalhos no Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária

Medicina

Página do Curso

Alunos apresentam trabalhos no Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária | | URI Câmpus de Erechim

Alunos apresentam trabalhos no Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária

04/11/2022 - 487 exibições

   


Acadêmicos dos cursos de Educação Física e Medicina da URI Erechim estarão participando, de forma remota, da XXVIV edição do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Brasil, a ser realizado nesta segunda-feira, 7, e terça-feira, 8, pela Universidade São Francisco (USF), de São Paulo. O encontro apresenta como tema a Curricularização da Extensão: da resolução aos desafios da ação libertadora.



O encontro tem a finalidade de socializar com as comunidades acadêmicas integrantes deste Fórum, os resultados obtidos em ações de extensão em eixos pré-definidos: estratégias metodológicas para a curricularização da extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES); os objetivos do desenvolvimento sustentável e a extensão universitária; o fomento da extensão universitária: captação de recursos; e articulações entre ensino, pesquisa e extensão nas experiências da curricularização. Com isso, incentivar o fortalecimento da extensão universitária como ação integrante da formação discente e da promoção de uma sociedade mais democrática, igualitária, justa e sustentável.



Os alunos da URI irão apresentar dois trabalhos de projetos de extensão. O Curso de Educação Física vai destacar a participação do Corpo de Bombeiros no Programa de Educação Olímpica da URI, iniciativa que vem sendo desenvolvida pela acadêmica e bolsista de extensão, Larissa Tressi, juntamente com os Professores José Luis “Nino” Dalla Costa, Adriane Carla Vanni e Mari Lucia Sbardelotto.



Segundo estudo, os componentes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) desempenham atividades profissionais complexas, as quais exigem condicionamento físico elevado e técnicas específicas. Por isso, o Projeto de Extensão apresenta como objetivos: a promoção de aspectos referentes à qualidade de vida dos componentes da Corporação, por meio das atividades do Programa de Extensão em Educação Olímpica.



Os 21 soldados da Corporação participam de forma voluntária do programa e conforme disponibilidade. As atividades acontecem semanalmente, nas terças e quintas-feiras, no Clube Atlântico e/ou na sala de musculação do Curso de Educação Física. São enfatizadas também atividades aquáticas (natação) e o Treinamento Funcional. Segundo apuração da equipe, os resultados são satisfatórios e os objetivos estão sendo alcançados com sucesso, bem como a curricularização da extensão e o envolvimento com a comunidade.



O planejamento das atividades conta com a orientação e supervisão do professor José Luis “Nino” Dalla Costa, orientador do Projeto, e visa a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão e a diversificação de atividades oferecidas aos soldados da Corporação. Foram convidadas também a participarem do planejamento e execução do Projeto, as Professoras do Curso de Educação Física, Adriane Carla Vanni e Mari Lúcia Sbardelotto.



Enquanto isso, o Curso de Medicina irá participar do Fórum apresentando o trabalho sobre proteção à saúde na comunidade, onde também irá destacar como sub-tema as articulações entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas experiências da curricularização. O trabalho tem como autores os professores Miriam Salete Wilk Wisniewski, Sergio Bigolin, Arnaldo Nogaro e Elisabete Maria Zanin.



Será apresentado um relato de experiência de curricularização da extensão, desenvolvida por estudantes do 3º semestre letivo do Curso de Medicina, originada por meio da integração de três componentes curriculares: Parasitologia, Microbiologia e Imersão SUS – Saúde da Família/Gestão I. O tema versou sobre a Prevenção de Doenças Parasitárias e Microbiológicas, tendo como balizadores os indicadores de saúde dos territórios de cinco UBSs de Erechim, no intuito de promover ações educativas à população.



A atividade foi desenvolvida em 7 etapas: levantamento epidemiológico; pesquisa sobre as afecções selecionadas bem como a elaboração de material didático com enfoque preventivo; elaboração de estratégias de divulgação; apresentação das propostas às comunidades ligadas a cada UBS; elaboração de relatório; socialização da experiência; e avaliação dos resultados.



Os indicadores de saúde apontaram para os temas: tricomoníase, infecção urinária por Escherichia Coli, Dengue, Teníase, Escabiose, Toxoplasmose e Sífilis, abordados em encontros presenciais nas escolas, UBSs e sede das ONG. O público-alvo contou com estudantes do ensino básico, fundamental e médio de Escolas Estaduais e Municipais, acompanhados de pais, avós ou responsáveis, professores e funcionários das escolas e idosos participantes de Associações Beneficentes.



Os professores participantes da atividade interdisciplinar foram Rozane Maria Restello, Rogério Luis Cansian, Mariluce da Rocha Jaskulski, Luiz Carlos Cichota, Ana Paula Demarco Resende Esmelindro Zaions e Geciane Toniazzo Backes, além dos preceptores das respectivas UBS.



Para o Professor Nino, “a curricularização da extensão proporciona aos acadêmicos o contato com realidades diversas e a aplicação de conhecimentos específicos, ressaltando o protagonismo e a colaboração da URI Erechim como Universidade Comunitária visando o desenvolvimento regional”.