Curso de Nutrição desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão

Nutrição

Página do Curso

Curso de Nutrição desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Nutrição desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão

03/11/2022 - 361 exibições

   


Acadêmicos bolsistas do Curso de Nutrição da URI Erechim vêm realizando projetos de iniciação científica, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, e também de extensão, orientados por professores do curso, cumprindo com um dos objetivos da Universidade, que é unir ensino, pesquisa e extensão.



Uma das pesquisas é identificar o perfil nutricional de pacientes atendidos pelo Ambulatório de Especialidades em Nutrição, do Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI Erechim, a partir de informação contidas nos prontuários nutricionais, seguindo todos os preceitos éticos, que não identificam, de forma alguma o paciente. Este trabalho está sendo desenvolvido pela bolsista Natália Buffon, com orientação da professora Gabriela Pegoraro Zemolin.



Conhecer o estado nutricional e o consumo alimentar no início e no final do tratamento permite que possam ser traçadas estratégias de educação alimentar e nutricional para melhor adesão do paciente ao tratamento, proporcionando assim, uma melhora na sua saúde e qualidade de vida, aponta o trabalho.



O Ambulatório de Especialidades em Nutrição da URI presta atendimento a toda a comunidade de Erechim e região, de forma gratuita, para todas as faixas etárias. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min, de segunda a sexta-feira, podendo ser agendado pelo telefone 54 - 3520 9000, ramal 9308.



Já o projeto de pesquisa “Determinação de Risco Cardiovascular segundo Escore de Framingham”, orientado pela professora Roseana Baggio Spinelli com a participação da bolsista Camila Boller, em 2022, possui como objetivo determinar o risco cardiovascular em dez anos, segundo Escore de Framingham, em pacientes atendidos. Através dos parâmetros analisados é possível verificar a relação entre perfil lipídico, estado nutricional e consumo alimentar, possibilitando identificar a importância de alterações em fatores modificáveis relacionados ao estilo de vida para a prevenção deste risco.



Outro projeto desenvolvido na área de pesquisa é “Impacto do Exercício Físico e Intervenção Nutricional em praticantes de basquete sobre rodas”, em parceria com o curso de Educação Física da URI, que aborda avaliações do estado nutricional e Orientações de Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvidas pela Bolsista Jordana Rzeznik Rodrigues, orientadas pela prof. Vivian Zanardo do curso Nutrição. Este projeto possibilita além da melhora desportiva, benefícios na qualidade de vida dos participantes, e o contato com a comunidade da nossa região, outro objetivo da nossa Universidade Comunitária.





Na área de extensão, o Curso de Nutrição desenvolve o projeto “Educação Alimentar e Nutricional na Comunidade”, com o objetivo de realizar educação alimentar e nutricional (EAN) em todas as faixas etárias de vida. A orientação é da professora Vivian Zanardo e está sendo desenvolvido pela bolsista Laura Spiazzi. A EAN é um processo que pode proporcionar mudanças nos hábitos alimentares refletindo na melhora da qualidade de vida e redução de incidência de fatores relacionados com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (dislipidemia, resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, entre outras).



Os resultados dos projetos são apresentados anualmente em Seminário de Institucional de Iniciação Científica, Inovação, Tecnologia e de Extensão, que possibilita a integração com os demais Campus da Universidade.