Engenharias realizam oficinas para alunos do Colégio Haidée Tedesco Reali

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Engenharias realizam oficinas para alunos do Colégio Haidée Tedesco Reali | | URI Câmpus de Erechim

Engenharias realizam oficinas para alunos do Colégio Haidée Tedesco Reali

21/05/2022 - 518 exibições

   


Os Cursos de Engenharias Elétrica, Mecânica e Produção da URI, realizaram, na quinta-feira, 12, oficinas práticas para as turmas dos cursos Técnicos em Eletrotécnica e em Mecânica do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, de Erechim.



Os alunos do Técnico em Eletrotécnica aprenderam os fundamentos de microcontroladores, por intermédio da Oficina “Introdução ao Arduino”, quando foram explanadas possibilidades de uso do dispositivo em novas tendências tecnológicas, como a Indústria 4.0, Smart Home, Smart Grid, entre outras. Diversas montagens eletrônicas foram realizadas para evidenciar o conceito de prototipagem rápida. As atividades foram ministradas pelos Técnicos de Laboratório, Marciele Schwanke e Mateus Santin, o acadêmico Rodrigo Rigoni e pelo Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Professor Cássio Luciano Baratieri.



Já os alunos do Técnico em Mecânica conheceram os laboratórios do curso de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, em que foram evidenciadas questões práticas na parte de usinagem e motores. Além disso, para agregar conhecimento aos alunos, foi demonstrada a metodologia da manufatura aditiva, que é a soma de vários processos da manufatura digital, tendo por fim a adição de polímeros e ou compósitos para obter um protótipo ou produto acabado. Esse processo é um dos pilares da Indústria 4.0 e, quando o método é bem aplicado, pode reduzir velocidade, custo, processo de fabricação, aumentar o nível de customizações e a sustentabilidade.



Neste sentido, os alunos conheceram na prática o método de como desenvolver um protótipo utilizando a manufatura aditiva, onde foi utilizado um software CAD 3D para demonstrar um projeto modelado, as extensões exportadas para gerar o fatiamento no software de impressão 3D e a conexão para impressão 3D. Na sequência, foram apresentadas peças do projeto Baja da URI Erechim, fabricadas por esse método.



Por fim, os acadêmicos realizaram uma dinâmica com slalom utilizando o veículo Baja, projetado e fabricado pelos acadêmicos das Engenharias. A oficina foi conduzida pelos professores Oseias Esmelindro e Arthur Beskow.



O coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Cássio Baratieri, enfatiza que os laboratórios das engenharias estão abertos a toda comunidade educacional da região para a realização de oficinas, com o intuito de promover o conhecimento sobre inovação e tecnologia aplicada, sendo uma forma de fortalecer a formação acadêmica e profissional dos alunos do ensino médio e técnico.