Projetos de Extensão

Educação Física Licenciatura

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Projetos de Extensão | URI Câmpus de Erechim

Projetos de Extensão

Educação Olímpica: Uma Ferramenta de Ensino-Aprendizagem Visando o Desenvolvimento da Coordenação Motora em Alunos do Centro Ocupacional e de Atividades Profissionalizantes CL Albano Frey de Erechim.

A Educação Olímpica (EO) apresenta características de atividades pedagógicas, de caráter multidisciplinar e transversal, tendo como eixo integrador os Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência. Estes são disseminados no âmbito escolar por meio da disciplina de Educação Física, que engloba: modalidades esportivas, jogos lúdicos, exercícios físicos, danças e atividades psicomotoras e, nos conteúdos programáticos de cada disciplina. O objetivo da EO é o desenvolvimento de uma proposta metodológica, que atinja crianças e seus familiares e que seja articulável às disciplinas escolares. Diante deste contexto, a coordenação motora apresenta-se como uma das capacidades físicas que mais se relaciona com o desenvolvimento humano, pois, é a base para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva e desempenho nas tarefas diárias e, na infância é de extrema importância o desenvolvimento motor e da coordenação motora, pois a obtenção de dados referentes ao perfil de desenvolvimento motor, dentro de um processo de ensino-aprendizagem é o referencial para a promoção de uma prática pedagógica e psicopedagógica adequada. O presente estudo oferece atividades de ensino-aprendizagem por meio de um Programa de EO aos alunos do Centro Ocupacional e de Atividades Profissionalizantes CL Albano Frey, com o objetivo de investigar o impacto que um Programa de EO exerce sobre o nível de coordenação motora de crianças e jovens dos 6 aos 11 anos de idade do Centro Ocupacional e de Atividades Profissionalizantes CL Albano Frey de Erechim. Na infância e adolescência as atividades físicas vivenciadas caracterizam-se como sendo de suma importância por colaborar no desenvolvimento de atitudes e hábitos que irão auxiliar na escolha de um estilo de vida ativo na idade adulta. Por meio das aulas de Educação Física é permitido que a criança entre em contato com o mundo exterior explorando e vivenciando pequenas experiências, pois brincando a criança explora seu corpo, interage com outros corpos e estes auxiliarão no desenvolvimento cognitivo e motor (DEZANI; et al 2014). Os alunos foram submetidos a 10 aulas com atividades psicomotoras e circuito motores no período de agosto a dezembro. Foram realizadas atividades psicomotoras, brincadeiras lúdicas, estafetas, mini jogos, iniciação esportiva e circuito motores, as quais foram aceitas positivamente pelos alunos e, os mesmos procuravam dar o melhor de si em cada atividade, procurando superar os seus limites em todas as aulas. As atividades de extensão visando o desenvolvimento da coordenação motora, da referida instituição, são de extrema importância para que as crianças melhorem seu desempenho físico e mental contribuindo para sua formação, auxiliando para que as crianças e adolescentes sejam inseridas na sua comunidade, família e para o mercado de trabalho.