Projetos Sociais

Odontologia

Página do Curso

Projetos Sociais | URI Câmpus de Erechim

Projetos Sociais

Educação em saúde bucal de escolares do município de Erechim/RS

O objetivo deste projeto de Ação Social é realizar palestras educativas de promoção de saúde, prevenção de doenças bucais e levantamento das necessidades bucais e gerais de adolescentes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas no município de Erechim/RS. Em cada encontro serão desenvolvidas atividades com diferentes temáticas relacionadas ao cuidado com saúde bucal, hábitos saudáveis, áreas de atuação na odontologia, mercado de trabalho, mitos e verdades, utilizando metodologias que propiciem um melhor aproveitamento e entendimento das orientações, sejam através de rodas de conversa, vídeos, apresentação e discussão de temáticas específicas.

Núcleo Interdisciplinar de Prevenção e Promoção à Saúde - Rede de Apoio aos Diabéticos e Hipertensos de Erechim

A abordagem interdisciplinar, nesse projeto, envolve a colaboração dos profissionais das várias áreas da saúde da URI Erechim, que podem dar orientação sobre o diabetes de forma efetiva, já que isso ameniza e retarda as sequelas do diabetes e da hipertensão. Com a disponibilização de conhecimento aos diabéticos e hipertensos e seus familiares, a equipe consegue resgatar o entendimento global dos cuidados nessas doenças. Esse serviço, oferecido pelo projeto, deveria ser oportunizado pelas Unidades Básicas de Saúde, mas isso não acontece e a doença deixa as pessoas diabéticas e hipertensas mais vulneráveis às cronicidades, aumentando os gastos com hospitais e medicamentos.

Promoção de saúde bucal e geral de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social – Erechim/RS

No município de Erechim encontramos espaços sociais onde se pode ter uma oportunidade de trabalho com grupos em situação de risco e vulnerabilidade social. A proposta deste projeto é atender às necessidades das instituições que necessitam de maiores cuidados tanto no aspecto de condições bucais quanto de saúde geral. Nosso principal enfoque será o Lar da Criança e a Creche Madre Álix. As pessoas que pertencem a estes espaços sociais configuram públicos diferenciados quanto ao nível socioeconômico, nível cultural e necessidades básicas. O projeto é voltado para promoção de saúde dos tecidos bucais, seja na dentição decídua, mista e permanente, levando orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, higiene, alimentação adequada, identificação de lesões cariosas e doença periodontal, para posterior encaminhamento para atendimento.