Projetos de Pesquisa

Psicologia

Página do Curso

Projetos de Pesquisa | URI Câmpus de Erechim

Projetos de Pesquisa

A ruptura do laço conjugal: novos papéis e novas relações

Aprendizagem da matemática: desvendando as dificuldades dos alunos

Avaliação do potencial suicida na adolescência

Famílias com dependência química: caracterização, estrutura, fatores de risco e fatores de proteção

Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e do tipo qualitativa. A revisão de literatura destaca a disseminação do uso de drogas como uma epidemia global, caracterizando-se como um problema de saúde pública que traz sérios agravos à saúde física e mental dos usuários. Além disso, salienta a relação estabelecida entre o uso de drogas e o funcionamento (estrutura) familiar descrito em vários estudos que apontam fatores familiares relacionados ao processo adictivo, levando à reflexão acerca dos fatores de risco e fatores de proteção na família que podem levar ou não ao uso de drogas. Nesse sentido, este estudo, desenvolvido no Hospital de Clínicas Marcelinense, de Marcelino Ramos, RS, tem como objetivo caracterizar a estrutura (funcionamento) de famílias com filho(a) dependente químico(a), distinguindo a hierarquia, as fronteiras e os subsistemas. A pesquisa compreende dois estudos: no primeiro participarão cinco pais e cinco mães de dependente químico com idades entre 15 e 20 anos que estejam entre a primeira e a terceira internações em unidade específica para tratamento de dependentes químicos no hospital acima identificado; e no segundo estudo dez dependentes químicos com idades entre 15 e 20 anos que estejam entre a primeira e a terceira internações em unidade específica para tratamento de dependentes químicos neste hospital, após 15 dias de internação. O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e autorizado pela direção do Hospital de Clínicas. A equipe técnica do Hospital indica pacientes que preenchem os critérios de inclusão. Os instrumentos de coleta são a ficha de dados sociodemográficos, o Genograma trigeracional, o Familiograma e uma entrevista semiestruturada com 10 questões. Os instrumentos serão interpretados de acordo com os procedimentos indicados pelos autores dos mesmos e as entrevistas através da análise de conteúdo. Esta pesquisa é financiada pelo PIIC-URI e se insere no grupo de pesquisa Psicologia: teorias, técnicas e intervenções, na linha de pesquisa Estudos em família, conjugalidade e sexualidade.

Fracasso Escolar: concepção de professores que trabalham em serviços de apoio a alunos com dificulda

Levantamento de Intervenções em Pequenos Grupos em Saúde Coletiva no Norte e Nordeste do RS

O adolescente e o mundo do trabalho

O Programa Bolsa Família na cidade de Erechim: um estudo de representações sociais

Este estudo configura-se como projeto de pesquisa "guarda-chuva" sobre o Programa Bolsa Família, desenhado para ser desenvolvido ao longo de três anos, integrando diferentes grupos como participante do estudo com o propósito de investigar amplamente o PBF na linha de Pesquisa Estudos em Representações Sociais. Teve seu início em agosto de 2014. Entende-se que estudar o PBF é de grande importância na área da Psicologia Social, pois autarquias vinculadas à Política Nacional de Assistência Social tem integrado o profissional de psicologia nas equipes dos centros de referência de assistência social. Assim, gerar conhecimento sobre programas instituídos por políticas públicas proporciona aprendizados importantes no que tange à formação em psicologia. Além disso, justifica-se a realização deste projeto por propostas específicas como: a) Estudar o PBF no município de Erechim, que até onde foi possível ter conhecimento, ainda não foi alvo de pesquisas científicas, o que torna a proposta original; b) Propor um programa de investigação amplo, no âmbito das representações sociais do PBF, diretamente integrado à linha de pesquisa Estudos em Representações Sociais; c) Subsidiar, a partir dos resultados da pesquisa, informações e conhecimentos para ações da Secretaria Municipal de Cidadania; Objetivos Específicos • Descrever as representações sociais do Programa Bolsa Família para seus usuários residentes em Erechim; (PTB 1 – Ano 2014/2-2015/1) • Descrever as representações sociais do Programa Bolsa Família, para não usuários do programa moradores de Erechim; (PTB 2 – 2014/2-2015/1) • Descrever as representações sociais do Programa Bolsa Família para trabalhadores vinculados a assistência social, educação municipal e saúde, diretamente relacionados às condicionalidades do PBF; (PTB 3 – 2015/2-2016/1) • Verificar as informações difundidas na mídia escrita do município sobre o PBF; (PTB 4 – 2016/2-2017/1) • Analisar aproximações e distanciamentos das Representações Sociais do Programa Bolsa Família.

O psicólogo no CRAS - características e desafios profissionais

Este projeto tem como foco de investigação o trabalho do profissional da Psicologia que está vinculado à política nacional de assistência social, mais especificamente desenvolvendo sua práxis nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de municípios da região da AMAU-RS. Busca responder quais os desafios que se apresentam ao profissional Psicólogo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na região da AMAU-RS, e que teorias psicológicas e psicossociais vêm subsidiando o enfrentamento dos mesmos.

Representação social do Trabalho do psicólogo no segmento de classe baixa da cidade de Erechim/RS

Representações sociais do lixo: um estudo comparativo entre moradores do centro e de bairros de...

Projeto de pesquisa de Iniciação Científica PIIC-URI. Tem como objetivo geral comparar a representação social do lixo para moradores do centro e de bairros periféricos da cidade de Erechim, RS. Propõe uma interface entre Psicologia Social e Psicologia Ambiental com vistas a compreender as teorias leigas a respeito do lixo e fomentar projetos e programas de educação ambiental.